História em quadrinhos leva trabalho da Câmara de Itajaí a estudantes

Material também está disponível para download.

A Câmara de Vereadores de Itajaí lançou nesta terça-feira (14), durante a sessão solene alusiva aos 156 anos de Itajaí, a cartilha “Um Passeio Pela Democracia”. O material tem formato de história em quadrinhos e traz informações sobre os Três Poderes, com foco no Legislativo.

A cartilha foi produzida pela Secretaria de Comunicação da Câmara, em conjunto com o artista gráfico itajaiense Juliano de Andrade Silva e a agência responsável pela publicidade do Legislativo Municipal.

Para aproximar a atividade da Câmara do público almejado, foi utilizado um texto simples e leve. A revista conta ainda com caça-palavras educativo e um glossário. A ideia é capturar a atenção do leitor com um material lúdico, sem perder o caráter didático.

O material será distribuído para alunos a partir do Ensino Fundamental, fase em que as escolas iniciam os estudos sobre o sistema político. Mas também é importante destacar que esta delimitação não exclui estudantes de séries mais avançadas, somente visa proporcionar aos mais novos o fácil entendimento dos assuntos abordados.

Sinopse
Na história, um grupo de estudantes, dentro do ônibus escolar, enfrenta uma tempestade de fim de tarde em Itajaí. Para se abrigar da tempestade, o grupo entra na Câmara de Vereadores durante um dia de sessão e é recepcionado por um vereador, que faz uma visita guiada pela instituição. Na visita os estudantes aprendem sobre os três poderes, especialmente o Legislativo. Assim, a visita que inicia por acaso se torna um grande passeio educativo.

O arquivo completo está disponível para download ao final desta matéria.