Câmara lamenta tragédia com a delegação da Chapecoense

De acordo com autoridades colombianas, dos 77 passageiros a bordo, apenas seis sobreviveram.

Foto: Arquivo Pessoal - Delfim de Pádua Peixoto Filho / Site Federação Catarinense de Futebol Foto: Arquivo Pessoal - Delfim de Pádua Peixoto Filho / Site Federação Catarinense de Futebol
A Câmara de Vereadores de Itajaí lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (29), com o avião que levava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados à cidade de Medellín, na Colômbia. O grupo participaria da primeira partida da final da Copa Sul-Americana na quarta-feira (30).

Entre os passageiros do voo, estava Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol. Além da carreira ligada ao esporte, Delfim também teve importante papel na política de Itajaí e de Santa Catarina. Foi vereador entre 1967 e 1970 e no primeiro ano de mandato, chegou a substituir interinamente o prefeito Lito Seára. Já nas décadas de 70 e 80, foi eleito deputado estadual por três vezes.

A Câmara de Itajaí homenageou Delfim em duas oportunidades: em 1966 com o título “Cidadão Itajaiense” e em 2005 como “Sempre Vereador – Amigo da Comunidade”.

Embora a lista de vítimas fatais ainda não tenha sido divulgada, autoridades colombianas afirmam que das 77 pessoas a bordo, apenas seis sobreviveram. Delfim de Pádua Peixoto Filho não está entre os sobreviventes confirmados.

Assim como o presidente Michel Temer, o governador Raimundo Colombo e o prefeito Jandir Bellini, o presidente da Câmara de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (PSB), também decretou luto oficial no Legislativo Municipal por três dias, em virtude da tragédia. A decisão foi emitida pelo Ato da Presidência 07/2016.

Desta maneira, durante o período de luto, não haverá a realização do Grande Expediente nas sessões ordinárias. Serão realizadas apenas a abertura dos trabalhos e a ordem do dia. Além disso, as bandeiras ficarão a meio mastro.

O Ato da Presidência 07/2016 está disponível para download ao final da página.