Câmara de Itajaí adota uso da hashtag #PraCegoVer

Recurso será utilizado nas fotos publicadas no site e no Facebook para dar mais acessibilidade a deficientes visuais.

#PraCegoVer: A imagem mostra a caixa para publicação de texto do Facebook com o texto #PraCegoVer. #PraCegoVer: A imagem mostra a caixa para publicação de texto do Facebook com o texto #PraCegoVer.
Quem acessa regularmente o site da Câmara de Vereadores de Itajaí já deve ter percebido o uso da hashtag #PraCegoVer, seguida da descrição das fotos utilizadas nas notícias. Com esse recurso, o Legislativo pretende melhorar a acessibilidade aos conteúdos produzidos pela instituição.

Já utilizada por diversas páginas no Facebook, como a do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a hashtag #PraCegoVer indica aos deficientes visuais o conteúdo das imagens. Por meio de programas de sintetização de voz, os cegos podem ouvir as características da imagem publicada.

Lançado no ano passado, o novo site da Câmara de Vereadores de Itajaí já foi construído pensando na acessibilidade para deficientes visuais. Além da opção de alto contraste e aumento e diminuição do tamanho da fonte do texto, para utilização por pessoas com baixa visão, a página possui menus que podem ser lidos pelos programas de sintetização de voz.

Com essas medidas simples, a Câmara de Itajaí pretende oferecer mais informações e transparência a todos os cidadãos itajaienses sobre os atos dos Poder Legislativo.