[7ª sessão ordinária] Esportista recebe moção na Câmara de Itajaí por salvar família de afogamento

Foram aprovados ainda cinco requerimentos.

#PraCegoVer: A foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 7ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: A foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 7ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou a Moção nº 1/2017, de Congratulação e Reconhecimento ao esportista Carlos Eduardo Vanzuita, mais conhecido como Batatinha. A homenagem é pela realização do ato de bravura por ter colocado em risco a própria vida para salvar uma família de afogamento, em 16 de janeiro de 2017. A Moção foi proposta pelo vereador Níkolas Reis (PDT) e aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Após voltar de uma corrida, Batatinha percebeu que uma família de cinco pessoas tinha sido levada pela correnteza na praia da Atalaia. Como já passava do horário de trabalho dos salva vidas, o esportista se jogou ao mar, salvou todos os membros da família e prestou os primeiros socorros até a chegada dos Bombeiros.

Batatinha é triatleta, bodyboarder e maratonista. Além disso, já atuou como guarda vidas.

Vereador propõe criação de Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher, do Idoso e da Pessoa com Deficiência
O vereador Fernando do Ônibus (PDT) é o autor do Requerimento nº 39/2017, aprovado com 20 votos favoráveis. O parlamentar pede à Mesa Diretora da Câmara de Itajaí a criação de uma comissão técnica de Proteção dos Direitos da Mulher, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, a fim de fiscalizar e proteger seus respectivos direitos, a exemplo do que já ocorre com a Comissão de Proteção dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Vereador quer realização do PROERD para alunos de 6º ao 9º ano
O Requerimento nº 56/2017, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP), foi aprovado com 20 votos favoráveis. O parlamentar solicita ao Governo do Estado de Santa Catarina a realização de estudos para inclusão do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) aos alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) nas escolas estaduais. A intenção é dar continuidade ao trabalho desenvolvido para os alunos do 1º ao 5º.

Vereador quer dados sobre fechamento de empresas em Itajaí
Com 20 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento 52/2016, de autoria do vereador Murilo Pereira (PP). O parlamentar solicita ao presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Julio Cesar Marcelino Jr., que encaminhe à Câmara de Itajaí, no prazo de 15 dias, um relatório com as empresas que pediram fechamento no município, desde janeiro de 2016 até hoje.

Vereador pede reforço nas rondas próximo ao Senai
O vereador Paulinho Amândio (PDT) é o autor do Requerimento nº 53/2017, aprovado com 20 votos favoráveis. Paulinho pede ao 1º Batalhão de Polícia Militar que intensifique as rondas nas proximidades do Senai, na rua Henrique Vigarani, Barra do Rio.

Vereador faz questionamentos sobre Centros de Educação Infantil
O Requerimento nº 59/2017, de autoria do vereador Fernando Pegorini (PP), foi aprovado com 20 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre os Centros de Educação Infantil (CEIs). Entre os questionamentos estão: qual o número de vagas existentes nos CEIs de Itajaí? Quantas são as salas de aula e qual o número máximo de alunos que compõem as turmas? Qual a demanda por vaga em cada fase do ensino infantil? Quais providências estão sendo tomadas para sanar a falta de vagas na educação infantil?

Imagens disponíveis na Galeria de Foto.