Programa Fila Única é discutido na Câmara de Itajaí

Evento contou a participação de representantes de diversos setores da sociedade.

#PraCegoVer a foto mostra os representantes das instiuuições sentados no Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, durante a audiência pública. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a foto mostra os representantes das instiuuições sentados no Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, durante a audiência pública. Foto: Davi Spuldaro / CVI
O preenchimento de vagas nas creches pelo programa Fila Única foi tema de uma audiência pública, realizada na noite desta quarta-feira (22), Câmara de Vereadores de Itajaí. O encontro foi proposto pelo vereador Rubens Angioletti (PSB), que presidiu a audiência.

A fim de ampliar o debate, participaram da mesa de discussões representantes de diversos setores da administração pública e da comunidade, entre eles: o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré; o secretário municipal adjunto de Educação, Julio da Silva; a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Educação, Lelayne Flausino; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Geraldi; o presidente da União das Associações de Moradores de Itajaí (Unami), Roberto Carlos Raimundo; o presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Diego Pacheco; a professora do Curso de Pedagogia da Univali, Heloísa Helena Leal Gonçalves; o assistente social da Câmara de Itajaí, Éderson de Oliveira Lara; além dos vereadores Calinho Mecânico (PP), Robison Coelho (PSDB), Celia Filha do Elói (PSD) e Marcelo Werner (PCdoB).

Os convidados debateram sobre os critérios socioeconômicos adotados pelo programa Fila Única para a disponibilização das vagas nas creches. De acordo com as informações divulgadas na reunião, hoje são oferecidas 11 mil vagas, distribuídas em 65 Centros de Educação Infantil. Entretanto, para zerar a fila, seriam necessárias mais 2400 vagas.

Além das considerações apontadas pelos representantes das instituições, o público presente também pode fazer sugestões e tirar dúvidas referentes ao programa.

Ao final da audiência, o vereador Rubens Angioletti afirmou que vai reunir todas as informações discutidas no evento e apresentá-las em formato de documento às autoridades participantes da discussão. A partir disso, as melhores propostas serão sugeridas à Câmara de Vereadores de Itajaí e à Secretaria Municipal de Educação.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.