[38ª Sessão Ordinária] Confira os destaques

Foram aprovados quatro requerimentos e uma moção.

#PrasCegoVer a imagem mostra os vereadores reunidos no Plenário, durante a 38ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI. #PrasCegoVer a imagem mostra os vereadores reunidos no Plenário, durante a 38ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI.

Vereador pede explicação à Celesc sobre quedas de energia no bairro Espinheiros
O vereador Eduardo Kimassa (PRP) é o autor do Requerimento nº 248/2017, aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pede que à Celesc explicações referentes às constantes quedas de energia no loteamento Portal II, bairro Espinheiros. O parlamentar ressalta que além de gerar transtornos, a oscilação na rede elétrica pode causar danos em aparelhos eletrônicos.

Vereador faz perguntas sobre fiscalização da lei de fracionamento em estacionamentos
O Requerimento nº 235/2017, de autoria do vereador Edson Lapa (PR), foi aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao prefeito e ao chefe da Procuradoria do Procon se têm conhecimento da Lei Municipal nº 5451/2009, que institui o fracionamento nos estacionamentos particulares em Itajaí. O vereador também questiona quais medidas foram tomadas pelo Executivo para que a lei fosse cumprida. Lapa ainda quer saber se o Procon tem relatórios, autuações, comprovantes da fiscalização desta lei.

Vereador solicita informações sobre saúde dos servidores municipais
Com 19 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 240/2017, de autoria do vereador Robison Coelho (PSDB). O parlamentar faz perguntas ao prefeito e ao secretário Municipal de Administração sobre a saúde dos servidores municipais. Entre os questionamentos estão: atualmente, como é feita a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais decorrentes das atividades laborais? Quantos servidores públicos municipais estão afastados em razão de doenças não relacionadas diretamente à ocupação? Quantos servidores públicos municipais estão afastados em razão de doenças relacionadas diretamente à ocupação? O Município dispõe de servidores com funções específicas relacionadas à Segurança ou Medicina do Trabalho?

Vereador faz questionamentos sobre possível implantação de programa de ronda escolar
O vereador Fernando Pegorini (PP) é o autor do Requerimento nº 249/2017, aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí se existe a possibilidade da soma de esforços entre a Polícia Militar de Itajaí e a Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão para a institucionalização de programa de ronda escolar. O vereador também questiona se há possibilidade do destaque de uma viatura específica, que circule entre as unidades de ensino, direcionando esforços permanentes no sentido de evitar crimes e contravenções, como atos de violência e a comercialização e uso de drogas nas intermediações das escolas de Itajaí. Pegorini também quer saber se há eficiência hoje nos canais de contato entre estudantes, professores, orientadores, diretores, funcionários e até mesmo para a vizinhança das escolas com a polícia, denunciando e coibindo atos de vandalismo e crimes, como roubos e furtos.

Moção

Professor recebe homenagem no Plenário Vereador Arno Cugnier
Foi aprovada na noite desta quinta-feira (22), a Moção nº 4/2017 de Congratulação e Reconhecimento ao professor Eliton Clayton Rufino Seára, pelos serviços prestados em prol da melhoria do ensino público municipal. A homenagem, proposta pelo vereador Thiago Morastoni (PMDB), foi aprovada com 17 votos favoráveis.

Eliton é professor efetivo da educação infantil desde 2014 e autor da música “Meu amigo vou respeitar”, que trata do respeito aos colegas de classe. A publicação no Youtube atingiu quase dois milhões de acessos.

O professor é licenciado em Educação Física, mestre em Educação e doutorando em Ciências Humanas.