Vereadores e secretário de Segurança debatem sobre possível instalação de unidade prisional federal em Itajaí

Reunião teve como objetivo eliminar dúvidas dos parlamentares sobre o tema.

#PraCegoVer a imagem mostra vereadores e o secretário Municipal de Segurança do Cidadão sentados em torno de uma mesa retangular, em uma sala de reuniões. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra vereadores e o secretário Municipal de Segurança do Cidadão sentados em torno de uma mesa retangular, em uma sala de reuniões. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma reunião entre parlamentares e o secretário Municipal de Segurança do Cidadão, Francisco José da Silva, para discutir a possibilidade de instalação de uma unidade prisional federal em Itajaí. O encontro foi proposto pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil do Legislativo, por meio do Requerimento nº 358/2017.

Durante a reunião, o secretário de Segurança respondeu a alguns questionamentos dos parlamentares sobre as negociações entre o Executivo Municipal e o Ministério da Justiça para a construção da unidade prisional no município. De acordo com o representante da Prefeitura, ainda não há nada decidido. O que existe é um interesse do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em instalar a unidade no município, devido à posição estratégica. Entretanto, ficou esclarecido que o Município ainda não encontrou um terreno compatível com as exigências do Governo Federal, com uma área de 25 hectares.

O encontro também serviu para que o secretário pudesse apresentar os benefícios oferecidos à cidade que irá receber a unidade federal. Entre estes benefícios estão investimentos na infraestrutura da BR 101, alargamento das vias do interior e geração de empregos.

Porém, alguns parlamentares questionaram a possibilidade de aumento da criminalidade com a vinda de mais uma unidade prisional para a região. Por isso, levantou-se a ideia de realização de uma audiência pública, ainda sem data definida, para ouvir a opinião da comunidade e de especialistas na área da segurança pública.

A Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil é formada pelos vereadores Rubens Angioletti (PSB) – presidente, Thiago Morastoni (PMDB) – vice-presidente e Fabrício Marinho (PPS) – relator.
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.facebook.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai
www.cvi.sc.gov.br

 


Outras fotos

Projetos e Proposituras

TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.