[59ª Sessão Ordinária] Confira os destaques

Foram aprovados cinco requerimentos.

#PraCegoVer a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário, durante a 59ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário, durante a 59ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI

Vereador solicita informações sobre repasses do Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos
Com 19 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 362/2017, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP). O parlamentar faz questionamentos sobre os repasses do Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos no ano de 2017. Entre as perguntas estão: quais hospitais foram beneficiados com o fundo? Quais os valores que estes hospitais receberam? Qual o valor repassado para o Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (Cepon)? Qual o valor repassado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc)? Quantas cirurgias eletivas foram realizadas com o repasse do fundo? O Requerimento é direcionado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, governador do Estado de Santa Catarina, secretário de Estado da Saúde, secretário de Estado da Secretaria Executiva de Supervisão de Recursos Desvinculados, presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, prefeito de Itajaí e secretário Municipal de Saúde.

Vereador faz requerimento verbal para solicitar informações sobre retirada das operações da Petrobras em Itajaí
O vereador Murilo Pereira (PP) fez um requerimento verbal em que pede esclarecimentos sobre a intenção do Governo Federal em retirar as operações da Petrobras de Itajaí. O requerimento, aprovado por unanimidade, é direcionado ao Gabinete da Presidência da República, ao Ministério de Minas e Energia e à Presidência da Petrobras. O vereador pede que as respostas sejam encaminhadas ao Governo do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Itajaí, Associação dos Municípios da Foz do Rio itajaí (Amfri) e à bancada catarinense no Congresso Nacional, para que tomem conhecimento da situação e possam, em uma mobilização coletiva, garantir a manutenção das operações da Petrobras em Itajaí.

Vereador faz questionamentos sobre unidade prisional feminina
De autoria do vereador Otto L. Quintino Jr (PRB), foi aprovado com 19 votos favoráveis o Requerimento nº 365/2017. O parlamentar faz perguntas à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e ao Departamento de Administração Prisional (Deap) sobre a unidade prisional feminina em construção na localidade da Canhanduba. Entre os questionamentos estão: a unidade feminina se trata de um presídio ou uma penitenciária? Qual o prazo de entrega desta construção? Qual empresa foi vencedora da licitação? Em que fase está a construção? Após finalizada a obra, o Presídio Regional de Itajaí vai ser desativado? Como vai ficar a situação das detentas provisórias e condenadas? Como será e quem fará a administração desta unidade?

Vereador pede realização do Fórum Municipal da Defesa Civil
O Requerimento nº 345/2017, de autoria do vereador Marcelo Werner (PCdoB), foi aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar pede ao presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, que seja realizado o Fórum Municipal da Defesa Civil, preferencialmente na semana do dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Defesa Civil. A proposta é avaliar os desastres que eventualmente ocorreram nos últimos 12 meses e esclarecer as ações e propostas que serão desenvolvidas nos próximos 12 meses.

Vereador pede abertura de sindicância para apurar conduta de policiais
O vereador Beto Cunha (PSDB) é o autor do Requerimento nº 388/2017, aprovado com 19 votos favoráveis. O parlamentar pede ao comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, que seja aberta uma sindicância, para apurar abuso de autoridade dos policiais envolvidos na apreensão do sino da Igreja Matriz São Cristóvão, em Cordeiros, ocorrida no dia 16 de setembro.