[63ª sessão ordinária] Idosos assistem à sessão no Asilo Dom Bosco

Sessão aconteceu em alusão ao Dia do Idoso.

#PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos na sessão que ocorreu no Asilo Dom Bosco. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos na sessão que ocorreu no Asilo Dom Bosco. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta terça-feira (3) a 63ª sessão ordinária e uma sessão especial no Asilo Dom Bosco. Além dos vereadores e servidores do Legislativo, participaram das sessões, idosos que vivem no asilo e autoridades municipais.

Durante a sessão ordinária, foi aprovado, em única discussão o Projeto de Resolução 13/2017, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo. O projeto altera o artigo 234 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Itajaí, incluindo na lista de proposições com preferências para discussão e votação aquelas que versem sobre o atendimento às necessidades coletivas dos idosos. O projeto de resolução recebeu voto favorável de todos os parlamentares.

Praça recebe nome de Anna Vigarani Peixer
Também foi aprovado durante a 63ª sessão ordinária o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 194/2017, de autoria da Presidência do Legislativo Municipal. O PLO denomina de Praça Anna Vigarani Peixer, a Praça Buganvília, localizada na Rua Blumenau, esquina com a Rua Luiz Bento da Silva, sem número, na Barra do Rio. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Anna Viagarani Peixer nasceu em Itajaí no ano de 1912. Sempre mostrou interesse pelas causas políticas da cidade e mesmo aos cem anos, fazia questão de renovar o título de eleitor. Torcedora do Marcílio Dias, trabalhou durante muitos anos na antiga fábrica de papel, localizada no Bairro Barra do Rio. Foi casada com Antônio José Peixer, vereador entre os anos de 1959 e 1963. Teve cinco filhos, 14 netos, 18 bisneto e um trineto.

Em 2012, na passagem dos 100 anos, foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Itajaí com uma Moção de Congratulações.

Vereador pede informações sobre abastecimento de água
O Requerimento nº 387/2017, de autoria do vereador Rubens Angioletti (PSB), foi aprovado por unanimidade. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre a qualidade do abastecimento de água. Entre os questionamentos estão: quando passa água suja pelo hidrômetro, como o Semasa procede para não cobrar dos consumidores pelo produto fornecido fora dos padrões adequados ao consumo? É possível elaborar e postar projeto básico na página do Semasa, orientando quais as etapas e como as pessoas podem fazer para implantarem sistema para utilização da água da chuva? Há recursos em caixa para obras referentes ao tratamento, armazenamento e distribuição de água em Itajaí?

[Sessão Especial em alusão ao Dia do Idoso]
Já durante a Sessão Especial, os idosos foram homenageados com apresentações do Coral da Câmara de Vereadores, que cantou as músicas “Trem Bala”, “Tiro ao Álvaro” e o hino de Itajaí.

Também foram feitos alguns discursos com o objetivo de levantar a discussão sobre a atenção aos idosos. O vereador Níkolas Reis (PDT) falou como representante da bancada de oposição. Já o vereador Calinho Mecânico (PP) representou a situação. O secretário Municipal da Fazenda, Erico Laurentino Sobrinho, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Maria Vieira Geraldi, falaram em nome do Executivo Municipal. O representante do Asilo Dom Bosco, Denísio Dolásio Baixo, falou sobre o apoio necessário para a manutenção da instituição.

Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Paulinho Amândio (PDT), utilizou a palavra para falar sobre duas indicações que fez ao Executivo. Paulinho solicitou que seja cumprida a Lei Complementar 19, de 30 de dezembro de 2002, para que o Município aplique recursos remanescentes da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) no pagamento do consumo de energia de entidades que abrigam idosos em Itajaí.

A outra indicação pede que sejam revistos os termos do contrato de comodato celebrado entre o Município de Itajaí e o Asilo Dom Bosco. A ideia é que Município arque mensalmente com recursos pelo uso que faz das áreas do asilo, onde se encontram o Centro de Convivência do Idoso e a Policlínica do São Judas.

Crédito: Davi Spuldaro/CVI