[8ª sessão ordinária] Aprovada abertura de crédito para a realização da Volvo Ocean Race

R$ 2 milhões serão repassados à AMFRI.

#PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 8ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 8ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 25/2018, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de até R$ 2 milhões que será repassado à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para a realização na Volvo Ocean Race. O projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis.

Os recursos serão destinados para a dotação de parcerias institucionais da Secretaria Municipal da Fazenda e serão cobertos pela dotação de apoio administrativo da mesma secretaria.

Projeto institui o programa Renovar ITBI Itajaí
Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 13/2013, de autoria dos vereadores Robison Coelho (PSDB) e Murilo Pereira (PP). O PLC institui o programa Renovar ITBI Itajaí, que consiste em regime temporário especial de pagamento e parcelamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O PLC recebeu 15 votos favoráveis.

De acordo com o projeto, poderão aderir ao programa pessoas físicas e jurídicas cujas transações geradoras do imposto tenham sido realizadas nos últimos cinco anos.

Durante a sessão, o vereador Murilo Pereira (PP) solicitou a votação em destaque do artigo 5º. Com 15 votos contrários, o trecho do texto do projeto foi rejeitado pelos parlamentares.

O PLC passará ainda por uma segunda discussão, já com a redação final, antes de ser encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereador faz perguntas sobre coletas de sangue em Itajaí
Com 18 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 7/2018, de autoria do vereador Vanderley Dalmolin (PMDB). O parlamentar faz questionamentos à diretora-geral do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) sobre a coleta de sangue em Itajaí. Entre os questionamentos estão: qual o cronograma de coletas externas do Hemosc em Itajaí? Por qual motivo não há coleta desde junho de 2017?  Como se encontra o estoque de sangue no Estado? Há projeto para a criação de uma unidade de coleta permanente no município?

Vereador pede ampliação da rede elétrica no Arraial dos Cunhas
O vereador Marcelo Werner (PCdoB) é o autor do Requerimento nº 10/2018, aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar pede às Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que seja ampliada a rede trifásica na rua Luiz Adami, a partir do número 261, na localidade do Arraial dos Cunhas.

Uso da Tribuna

Representante de Moradores do Km 12 e Paciência pede mais segurança na Rodovia Antonio Heil
A Tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na noite desta quinta-feira (1º) o representante da Associação de Moradores dos Bairros KM12 e Paciência, Roberto Schlemper. Ele falou sobre os problemas enfrentados pela comunidade da região, principalmente no que diz respeito às obras da rodovia Antônio Heil. Roberto ressaltou as questões de segurança que envolvem motoristas e pedestres que passam pelo local.

O representante dos moradores também lembrou do episódio do fechamento da avenida Itaipava e convidou todos os vereadores para uma manifestação na rodovia.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.