[10ª sessão ordinária] Morador pioneiro é homenageado com nome de rua na Fazenda

Via será chamada de Marcos Francisco Santana.

#PraCegoVer: a foto mostra a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itajaí durante a 10ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itajaí durante a 10ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
De autoria do vereador Murilo Pereira (PP), foi aprovado em única discussão, com 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 275/2017. O Projeto denomina de Marcos Francisco Santana a via pública localizada no bairro Fazenda. A via tem início na rua Domingos José Cabral e término na avenida Vereador Abrahão João Francisco.

Natural de Itajaí, Marcos Francisco Santana foi um dos primeiros moradores do bairro Fazenda. Conhecido como “Tio Marcos”, foi um dos pioneiros no transporte de cargas de madeira para o Porto de Itajaí, quando esse transporte ainda era feito por carroças. Inaugurou um dos primeiros salões de baile de Itajaí, anexo a sua casa, no qual também acolhia os tropeiros vindos de outras localidades. Faleceu em 11 de agosto de 1954, aos 72 anos, deixando um grande legado para a cidade.

Aprovado crédito adicional para a Secretaria de Pesca
De autoria do Executivo Municipal foi aprovado com 17 votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 29/2018. O projeto autoriza o prefeito a abrir crédito adicional especial de até R$224 mil para a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura. Os recursos serão remanejados dentro do orçamento da própria Secretaria e utilizados no programa Caminhão do Peixe.

Aprovado relatório da CPI que investigou irregularidades na FMEL
Com 17 votos favoráveis, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2018, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Itajaí. O projeto aprova o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito nº 1/2017, que investigou irregularidades na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).

O relatório final já havia sido aprovado pelos membros da Comissão no dia 20 de fevereiro e agora teve aprovação pelo Plenário. O Decreto Legislativo determina o encaminhamento do documento para a 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, ao Poder Executivo Municipal, à Comissão Técnica da Câmara de Itajaí afim com a matéria e ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Rejeitada solicitação que pedia derrubada de parecer de comissão
O vereador Robison Coelho (PSDB) é o autor do Requerimento nº 452/2017, rejeitado. O parlamentar pedia ao Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí a derrubada do parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) 105/2017. O PLO dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação mensal dos dados relativos ao número de servidores e às despesas de pessoal dos órgãos da Administração Direta e Indireta dos Poderes Executivo e Legislativo. Votaram contrários ao requerimento os vereadores Calinho Mecânico (PP), Célia Filha do Elói (PSD), Eduardo Kimassa (PRP), Fernando do Ônibus (PDT), Marcelo Werner (PCdoB), Neusa Girardi (PMDB), Rubens Pacheco (PPS), Tonho da Grade (PP) e Vanderley Dalmolin (PMDB). Votaram a favor do Requerimento os vereadores Beto Cunha (PSDB), Edson Lapa (PR), Fernando Pegorini (PP), Murilo Pereira (PP), Níkolas Reis (PSB), Otto L. Quintino Jr. (PRB), Professor Acácio (PSDB), Renata Narcizo (SD), Robison Coelho (PSDB) e Rubens Angioletti (PSB).

Vereadoras solicitam criação de Procuradoria da Mulher na Câmara de Itajaí
Com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 40/2018, de autoria das vereadoras Célia Filha do Elói (PSD), Dulce Amaral (PR), Neusa Girardi (PMDB) e Renata Narciso (SD). As parlamentares solicitam à Mesa Diretora do Legislativo itajaiense a criação e estruturação da Procuradoria da Mulher, como órgão institucional interno da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Uso da Tribuna

Marinha do Brasil faz homenagem às mulheres
A tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na noite desta quinta-feira (8) o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, comandante Alekson Porto, e a primeira-tenente Letícia Magarão. Os representantes da Marinha do Brasil utilizaram o espaço para prestar uma homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Por cerca de 10 minutos, os militarem contaram brevemente a história de Pulcena Dias – lavadeira, nascida na cidade de Rio Grande (RS) e que ficou conhecida na história do Brasil por ser mãe do marinheiro Marcílio Dias.

Reconhecido como herói naval, Marcílio Dias, lutou bravamente na Batalha do Riachuelo, no início da Guerra da Tríplice Aliança, em 1865. Faleceu aos 27 anos, em decorrência de ferimentos de uma batalha corpo a corpo contra quatro inimigos.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.