[26ª sessão ordinária] Aprovadas contas do Município de Itajaí de 2016

Contas receberam parecer prévio favorável do Tribunal de Contas de SC.

#PraCegoVer: imagem mostra vereadores sentados no Plenário, durante a 26ª sessão ordinária de 2018. Crédito: Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer: imagem mostra vereadores sentados no Plenário, durante a 26ª sessão ordinária de 2018. Crédito: Davi Spuldaro/CVI
Em única discussão e votação, foi aprovado com 18 votos, o Decreto Legislativo nº 3/2018, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Pelo decreto, ficam aprovadas as contas do Município de Itajaí, referentes ao exercício financeiro de 2016, em consonância com o Parecer Prévio nº 259/2017, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e do parecer proferido pela Comissão de Fiscalização da Câmara.

Uso da Tribuna

Presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários fala das demandas do setor

Ernando João Alves Jr., presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários, fez uso da tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira (10). Ernando apresentou dados sobre a realidade do Porto de Itajaí e falou dos esforços realizados para a vinda de novos serviços, pleitos e perspectivas para o Porto nos próximos anos.

Ernando lembrou que a Intersindical agrega cerca de mil trabalhadores portuários e destacou a importância das autoridades responsáveis pelo Porto atuarem em consonância com estes trabalhadores. Para ele, as conquistas na recuperação do Porto nos últimos anos, como a conclusão do Berço 3 e o Berço 4 e a obra da bacia de evolução em fase final, só foram possíveis com a participação dos sindicatos. Ernando falou ainda, de toda cadeia produtiva interligada às atividades portuárias na cidade.

O presidente destacou que entre as demandas urgentes do setor está o retorno do recebimento de contêineres 24 horas, hoje isso ocorre das 6h às 23h. Para ele, isso otimizaria  a estrutura portuária e minimizaria o impacto dos caminhões no trânsito da cidade. Outra demanda é o adensamento da área do Recinto Alfandegado Contínuo (RAC) – área usada para armazenamento de contêineres – que hoje é separada fisicamente do Porto, o que agilizaria as operações e diminuiria a quantidade de caminhões no entorno do Porto. Por fim, destacou a necessidade da ampliação da retroárea portuária, adequando aos padrões mundiais.

Vereador pede instalação de nova vara criminal no Fórum de Itajaí
O vereador Paulinho Amândio (PDT) é autor do Requerimento nº 57/2018, aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar solicita ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) a instalação de mais uma Vara Criminal no Fórum de Itajaí. Segundo o presidente da Câmara de Itajaí, é crescente o número de processos e audiências e é necessária a ampliação da estrutura para dar celeridade nas demandas e evitar a prescrição dos crimes.