Realizada consulta pública para criação do Dia do Motociclista

Projeto partiu de um abaixo-assinado realizado por motociclistas da cidade.

#PraCegoVer: imagem mostra participantes da reunião sentados à mesa de reuniões do Plenarinho da Câmara, durante a consulta pública ao projeto de lei que institui o Dia Municipal do Motociclista. Crédito: Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer: imagem mostra participantes da reunião sentados à mesa de reuniões do Plenarinho da Câmara, durante a consulta pública ao projeto de lei que institui o Dia Municipal do Motociclista. Crédito: Davi Spuldaro/CVI
Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma consulta pública ao Projeto de Lei Ordinária 72/2017, que institui o Dia Municipal do Motociclista, a ser comemorado em 27 de julho. O Projeto, de autoria do vereador Rubens Angioletti (PSB), partiu de um abaixo-assinado realizado por moto clubes da cidade, que reuniu mais de 100 assinaturas.

Todos os presentes concordaram com a proposta e agora o resultado da consulta será encaminhado para análise das comissões técnicas da Câmara e, posteriormente, seguirá para discussão em plenário. O vereador Rubens Angioletti afirma que abraçou a proposta com o objetivo de que o projeto seja um ponto de partida para a fomentação de eventos e de todo trade turístico na cidade e também para a realização de campanhas educativas, já que os motociclistas são uma parcela importante no trânsito da cidade.

Roberta Caldeira, membro do moto clube Phoenix de Ouro, lembrou que estes grupos realizam importantes trabalhos sociais, mas que muitas vezes são desconhecidos pela comunidade e que a consolidação da data pode auxiliar na divulgação e ampliação destes trabalhos. Já o instrutor de trânsito Juliano Lopes, destacou que a oficialização da data pode abrir caminho para um importante trabalho de conscientização e educação para o trânsito.

Segundo a Lei nº 6.643/2015, projetos que instituem datas comemorativas no município devem obrigatoriamente passar por uma audiência ou consulta pública antes de serem encaminhados para apreciação dos vereadores.