[49ª Sessão ordinária] Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem recebe moção pelos 20 anos de fundação

Confira os demais destaques da sessão.

#PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 49ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a 49ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou a Moção nº 20/2018, de congratulações e reconhecimento à Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem. De autoria do vereador Edson Lapa (PR), a moção homenageia a entidade pelos 20 anos de fundação e de relevantes serviços prestados à comunidade de Itajaí.

A Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem iniciou as atividades em agosto de 1998. Ao longo dos 20 anos, a comunidade contribuiu para a recuperação da dependência química de milhares de pessoas.

Vereador questiona sobre projetos de educação alimentar e nutricional na Secretaria de Educação
De autoria do vereador Cristiano Klaus Fischer (SD), foi aprovado com 18 votos favoráveis, o Requerimento nº 131/2018. O vereador encaminha ao prefeito de Itajaí, com cópia à Secretaria Municipal de Educação, os seguintes questionamentos com a relação à educação alimentar e nutricional: existe no município algum programa, projeto ou atividade juntamente com as nutricionistas da Secretaria de Educação que avalie crianças em risco nutricional e/ou obesas? Se já ocorre, ou há previsão, para a capacitação de professores para aplicação da Lei 13.666/2018, que inclui o assunto educação alimentar e nutricional nas disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente? Em caso positivo, de que forma acontece ou acontecerá? A Secretaria de Educação possui um quantitativo das crianças com a classificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e/ou em risco nutricional, sobrepeso ou obesas?

Vereador questiona sobre simplificação de abertura e fechamento de empresas
De autoria do vereador Murilo Pereira (PP), foi aprovado por unanimidade o Requerimento nº 115/2018. Tendo em vista a Lei Complementar Municipal nº 167/2010, que regulamenta o tratamento diferenciado às microempresas, às empresas de pequeno porte e aos microempreendedores individuais e do acordo firmado com o programa SC Bem Mais Simples, o vereador questiona: se os processos de abertura, alterações e fechamento de empresas foram efetivamente simplificados com a adesão do Município ao programa SC Bem Mais Simples; quem são os servidores selecionados para receber as instruções para a aplicação das determinações do programa; se as leis municipais foram devidamente adequadas para receber o Enquadramento Empresarial Simplificado e a partir de qual data as mudanças foram implantadas na Administração Municipal.

Uso da Tribuna

Direito das pessoas com deficiência é tema de uso da tribuna na Câmara
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (Comadefi), Bianca Reimão, utilizou a tribuna da Câmara de Itajaí, na sessão desta terça-feira (21), no dia que inicia a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Bianca destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho na busca da garantia do direito das pessoas com deficiência, em questões como trabalho, transporte, educação e acessibilidade. A presidente pediu ainda aos vereadores que participem das reuniões, visitem as instituições, aprovem projetos acessíveis e pensem de forma inclusiva.

Posse

Christiane Stuart toma posse como vereadora na Câmara de Itajaí
A partir desta quinta-feira (21), o Legislativo itajaiense passa a contar com mais uma vereadora. Acompanhada da família, Christiane Stuart tomou posse no final da tarde, no gabinete da Presidência.

Antes da assinatura do termo de posse, o presidente Paulinho Amândio (PDT) deu as boas-vindas e destacou que Christiane vem aumentar a representatividade na Câmara, já que será a quinta vereadora em exercício.

Já Christiane disse que sabe que irá enfrentar dificuldades na vereança, mas que está acostumada em enfrentar desafios. Ainda falou que irá trabalhar principalmente em defesa dos idosos, crianças e adolescentes.

Christiane Stuart é servidora efetiva da Prefeitura de Itajaí e já atuou como diretora e secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social e até então respondia pela Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude. Na última eleição, Christiane recebeu 952 e conquistou a 2ª suplência.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.