Espaços da Câmara de Itajaí ganham nomes de personalidades do município

Além disso, foi inaugurada a Galeria das Legislaturas.

#PraCegoVer a imagem mostra vereadores e familiares de Tibério Testoni  na Sala Legisaltiva, olhando para a placa em que consta o nome e a foto do homenageado. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra vereadores e familiares de Tibério Testoni na Sala Legisaltiva, olhando para a placa em que consta o nome e a foto do homenageado. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Aconteceu na noite desta quinta-feira (11) a cerimônia de nomeação de espaços da Câmara de Vereadores de Itajaí. Duas salas do Legislativo e o espaço cultural foram denominados para homenagear cidadãos que contribuíram para o crescimento de Itajaí, conforme Projeto de Resolução nº 29/2018, de autoria da Mesa Diretora, aprovado na 64ª sessão ordinária.

A partir de agora, o espaço cultural passa a se chamar Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis. O homenageado nasceu em Itajaí, em 16 de dezembro de 1924. Formou-se em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Foi membro da Academia Catarinense de Letras. Foi deputado estadual, deputado federal, senador vice-governador, e governador de Santa Catarina. Faleceu em junho de 2018.

A sala destinada ao controle de áudio das sessões foi denominada de Sala de Áudio e Estúdio Vilibaldo Gomes da Silva. Falecido em 2016, “Seu Vili”, como era conhecido, foi servidor da Câmara de Vereadores de Itajaí por 10 anos e contribuiu muito para modernização e o melhoramento das sessões e para os registros do Legislativo.

Já a sala destinada às reuniões parlamentares, situada junto ao apoio legislativo, recebeu o nome de Sala Legislativa Vereador Tibério Testoni. Nascido em Ascurra, Tibério passou a maior parte da vida em Itajaí. Foi vereador por dois mandatos, atuou como secretário Municipal de Agricultura e de Obras e participou ativamente da vida pública da cidade. Faleceu em 2017, aos 71 anos.

Galeria das Legislaturas
Além da nomeação dos espaços, também foi inaugurada a Galeria das Legislaturas. O painel vai abrigar placas com fotos de todos os vereadores que tomaram posse no Legislativo Itajaiense a partir da 17ª Legislatura (2013-2016). Assim como a Galeria dos Ex-Presidentes e a Galeria das Mulheres Vereadores, o novo painel tem a proposta de registrar a história da Câmara de Vereadores e do próprio município de Itajaí.
Imagens para download na Galeria de Fotos