Sessão Especial marca a abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira.

#PraCegoVer: a imagem mostra as vereadoras Célia Regina da Costa (PSD), Renata Narciso (SD) e Dulce Amaral (PR) na mesa de autoridades da Sessão Especial de Abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres. Crédito: Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer: a imagem mostra as vereadoras Célia Regina da Costa (PSD), Renata Narciso (SD) e Dulce Amaral (PR) na mesa de autoridades da Sessão Especial de Abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres. Crédito: Davi Spuldaro/CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta quinta-feira (7), a Sessão Especial de Abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres. O evento contou com a participação de autoridades e ativistas pelos direitos das mulheres e com a palestra sobre os Direitos das Mulheres, com a defensora pública do Estado de Santa Catarina Juliana Braidoti Rodrigues.

A sessão foi presidida pela vereadora Renata Narciso (SD), auxiliada pelas vereadoras Dulce Amaral (PR) e Célia Regina da Costa (PSD). A Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres foi instituída pela Lei nº 6937/2018. O objetivo durante a Semana é ampliar e divulgar as conquistas das mulheres nos campos político, econômico, social, bem como as atividades que desenvolvem a compreensão sobre o papel da mulher na sociedade, romper preconceitos e especialmente combater a violência contra as mulheres.

Também compuseram a Mesa, além dos vereadores da Casa: Ivana Reis – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Cristiane Stuart – secretária Municipal de Promoção da Cidadania; vereador Marcelo Werner, autor do Projeto de Lei que deu origem a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres; a primeira-dama Nausicaa Morastoni; o secretário municipal da Fazenda, Érico Laurentino Sobrinho, representando o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni; Maria Alice Malaquias, representando as mulheres do Movimento Negro de Itajaí e a Sargento Rosane Greff do Nascimento, representando o projeto Rede Catarina de Proteção à Mulher.

A noite contou ainda com a apresentação do Coral da Câmara, que fez uma bela homenagem às mulheres presentes. A sessão especial foi realizada pelo Legislativo Municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí e Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

Confira a programação da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres a partir desta sexta-feira:

Sexta-feira (8) | 8h30 - Bate-papo de mulher para mulher: O Protagonismo Feminino na Cultura da Paz: diálogos possíveis na construção de sociedades sustentáveis
Participação: Escritora e psicóloga Patrícia Ingrasiotano
Local: Biblioteca Pública Municipal de Itajaí (rua Heitor Liberato, 1100 - São João)
Realização: Secretaria Municipal de Educação

Sexta-feira (8) | 20h - 23º Encontro de Mulheres e Jantar Beneficente
Local: Restaurante Vieira Grill (avenida Vereador Abrahão João Francisco, 80 - Ressacada)
Realização: Associação Amor Próprio
Valor: R$ 60

Segunda-feira (11) | 14h - Roda de conversa “O Empoderamento da Mulher”
Local: CRAS Promorar (rua Olávo Murilo Seara, 175 - Cidade Nova)
Realização: CREAS, CRAS e DPCAMI

Terça-feira (12) | 19h30 - “Todos em Defesa das Mulheres”
Palestras sobre a mulher na sociedade e dados oficiais sobre os casos de violência contra as mulheres em nossa região.
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (avenida Abraão João Francisco, 3855 - Ressacada)

Terça-feira (12) - Encontro Especial: durante e pós tratamento do câncer
Participação: Psicóloga Amanda Saraiva e terapeuta neurolinguística e coach Vanessa Moleri
Local: Grupo de Apoio Câncer com Alegria (rua José Bonifácio Malburg, 51 - Centro)