[17ª sessão ordinária] Nome de ponte no bairro Fazenda homenageia Ivanete Cruz

Além de Projetos de Lei, foi aprovada uma moção e requerimentos.

#PraCegoVer: A foto mostra os vereadores reunidos no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: A foto mostra os vereadores reunidos no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, com 17 votos favoráveis e em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2019, de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT). O projeto denomina de Ivanete Cruz a ponte localizada entre as ruas Galdino Gerônimo Vieira e Abel Adriano da Silva, no bairro Fazenda.

Nascida em Brusque, em 13 de novembro de 1954, Ivanete Cruz morou por muitos anos no bairro Fazenda, em Itajaí. Nina, como era conhecida, se dedicou muito à família e à Igreja Católica Nossa Senhora de Lourdes. Foi catequista, fazia decoração de eventos e participava do ministério de música. Liderava ainda o grupo Alegria de Reis, que fazia apresentações de terno de reis nas festas de final de ano.

Ivanete sempre lutou para que a ponte, que agora recebe seu nome, fosse levantada, pois a região sofria constantemente com enxurradas. Sempre que percebia um mau tempo, avisava os vizinhos para levantar seus móveis. Ivanete faleceu em 10 de janeiro de 2018, antes da obra que aumentou a altura da ponte começar.

Autorizada abertura de crédito adicional especial
Com 16 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 59/2019, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a abertura de crédito adicional especial de até R$ 2,3 milhões para atender as despesas do Fundo Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Fundo Municipal de Turismo.

Os recursos serão utilizados para projetos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), para convênio do trânsito com a Polícia Militar, manutenção do Posto de Informações Turísticas e eventos como Porto de Sabores e o Roteiro Cervejeiros. Os recursos serão cobertos pela anulação de dotações dos próprios Fundos e Secretaria e também pelo superávit financeiro do exercício anterior.

O projeto passará ainda por uma segunda discussão e votação e, se aprovado, será encaminhado para a sanção do prefeito.

Trabalhador portuário é homenageado por salvar colega
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na noite desta quinta-feira (4) a Moção nº 10/2019, de Congratulação e Agradecimento ao trabalhador portuário Willian Carlos da Silva. A homenagem é em virtude de Willian ter salvado um colega de trabalho, após um grave acidente no cais do Porto de Itajaí.

O trabalhador portuário salvou o colega Herivelto Ramon da Silva no dia 28 de fevereiro deste ano, quando a empilhadeira que Herivelto operava estragou e um contêiner ficou prestes a cair. Sozinho, Willian quebrou o vidro da cabine para ajudar o colega.

A homenagem, que foi aprovada por unanimidade, foi proposta pela Comissão de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. A Comissão é formada pelos vereadores Eduardo Kimassa (PRP) – presidente, Robison Coelho (PSDB) – vice-presidente e Tonho da Grade (PP) – relator.

Vereador pede Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto em Santa Catarina
O vereador Calinho Mecânico (PP) é autor do Requerimento nº 47/2019, aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar solicita à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a realização de estudos para a implantação de um Consulado e um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) em Santa Catarina. Também serão enviadas cópias do ofício ao Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, Secretário Estadual de Turismo e Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Vereador pede estudos para poda de árvores
Aprovado com 18 votos, o Requerimento nº 44/2019, do vereador Professor Acácio (PSDB). Acácio solicita envio de ofício à Instituto Cidade Sustentável, Prefeitura Municipal, a Centrais Elétricas de Santa Catarina e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços, solicitando a análise de poda ou corte das árvores do espaço verde localizado na esquina da Rua Goiás com a Av. Brasília, no Costa Cavalcanti.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.