[25ª sessão] Representante do CVV faz uso da tribuna e alerta para os altos índices de suicídio

Em Itajaí o CVV atende pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.

#PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Gilberto Alves da Silva, representante do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Itajaí, fez uso da tribuna da Câmara, durante a 25ª sessão ordinária, para falar sobre a Semana de Valorização da Vida, que acontece de 5 a 12 de maio.

De acordo com Gilberto, o suicídio é uma questão de saúde pública, que vem se agravando no país. Ele destacou a importância de se falar do problema de forma aberta, mas com muito respeito e sem preconceito. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2014, em média 32 pessoas tiram a própria vida todos os dias no Brasil. Em Santa Catarina a situação é ainda mais grave. Segundo Gilberto, dados do Boletim Epidemiológico de Tentativas de Suicídio do Ministério da Saúde mostram que apesar de Santa Catarina concentra 23% dos registros de suicídio no Brasil, sendo a segunda maior taxa do país.

Atualmente, o CVV Itajaí conta com 35 voluntários que realizam cerca de 1,2 mil atendimentos por mês. Em 2018 foram mais de dez mil atendimentos. O CVV Itajaí também mantem o cadastro de voluntários aberto, que pode ser feito pelo e-mail itajai@cvv.org.br .

Para entrar em contato com o CVV, Disque 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.

Vereador solicita informações sobre o presídio feminino
Com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 68/2019, de autoria do vereador Rubens Angioletti (PSB). O parlamentar solicita informações ao Governo do Estado de Santa Catarina sobre o presídio feminino de Itajaí. Entre os questionamentos estão: se após a conclusão da obra do presídio feminino no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, na Canhanduba, será possível desativar o presídio feminino no bairro Nossa Senhora das Graças e transformar o local em uma escola profissionalizante; se o presídio feminino irá receber presos de todas as regiões do Estado; e o que falta para a inauguração da unidade da Canhanduba.

Vereador pede continuação de duplicação da rodovia Jorge Lacerda
Com 17 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 97/2018, de autoria do vereador Tonho da Grade (PP). O parlamentar pede ao governador do Estado de Santa Catarina a inclusão no cronograma de obras de 2019 a continuação de mais 3km de duplicação na rodovia Jorge Lacerda, que irá contemplar as localidades do Santa Regina; Jardim Amélia e Espinheiros de Cima.

Vereador pede viabilização de posto de Polícia Rodoviária Estadual em Itajaí
O vereador Paulinho Amândio (PDT) é o autor do Requerimento nº 76/2019, aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pede ao comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Santa Catarina, que sejam feitos estudos para viabilizar um posto de Polícia Rodoviária em Itajaí, na rodovia Antônio Heil, a fim de atender as ocorrências da região.

Comissão de Saúde e Assistência Social solicita credenciamento de mais de uma entidade para obter repasses de títulos de capitalização
A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Itajaí é a autora do Requerimento nº 77/2019, aprovado com 18 votos favoráveis. A Comissão pede ao superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a alteração da Circular nº 569/2018 e outras normas internas, no sentido de possibilitar o credenciamento de mais de uma entidade beneficente para obter os repasses dos títulos de capitalização, como ocorre em relação a Invest Capitalização S/A (Trimania) e o Hospital Santo Antônio do município de Blumenau.

Vereador pede informações sobre contratação emergencial feita pelo Semasa
Com 17 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 52/2019, de autoria do vereador Fabrício Marinho (Cidadania). O parlamentar solicita esclarecimentos sobre a contratação por situação emergencial de empresa de engenharia para estabilização de barragem e encostas. Entre as perguntas estão: o Semasa dispõe de equipe para manutenção preventiva das barragens e reservatórios? Há contrato com empresa privada para este tipo de fiscalização? Qual o fundamento legal e razão que motivou a contratação emergencial da empresa E.S.E. Construções LTDA? Qual o grau de risco do rompimento das barragens e reservatórios em Itajaí?