[29ª Sessão ordinária] Projeto adequa orçamento de secretarias municipais

Mudanças são decorrentes da reforma administrativa.

#PraCegoVer: a foto mostra vista lateral do vereadores reunidos no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra vista lateral do vereadores reunidos no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Com 14 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 113/2019, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional suplementar de até R$5,2 milhões para suplementar a dotação das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e, principalmente, de Promoção da Cidadania.

A adequação do orçamento é necessária tendo em vista a reforma administrativa que juntou as Secretarias de Habitação com a de Urbanismo, transferiu as ações da Secretaria de Pesca para a de Desenvolvimento Econômico e criou a Secretaria de Promoção da Cidadania com a união das Secretarias de Relações Institucionais e Temáticas e da Criança, do Adolescente e da Juventude.

O projeto passará ainda por uma segunda discussão e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção.

Requerimento

Vereador solicita informações sobre ambulâncias em uso no município
De autoria do vereador Beto Cunha (PSDB) foi aprovado com 14 votos o Requerimento nº 90/2019. Considerando o funcionamento e estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, o vereador questiona ao prefeito e o secretário municipal de Saúde: quantas ambulâncias estão sendo utilizadas nessas unidades e solicita que se relacione  a quantidade de ambulâncias disponíveis em horário integral, inclusive nos fins de semana; se não estiverem sendo utilizadas em tempo integral, que apresentem os horários de serviço de cada ambulância e exponham os motivos; que relacionem o quantitativo de ocorrências e o número de transferências de pacientes por ambulância.

Moção
Lojista recebe moção de congratulação e reconhecimento
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, com 16 votos favoráveis, a Moção nº 20/2018, de autoria do vereador Níkolas Reis (PSB). A homenagem é de congratulações e reconhecimento a Francisco Tiburcio Sestrem, pela contribuição para ascensão da economia de Itajaí com a loja Dimar, em funcionamento há 50 anos.

Francisco Tiburcio Sestrem nasceu em São João Batista, em 21 de dezembro de 1939. Buscando uma vida melhor, a família vendeu a pequena propriedade e se mudou para Blumenau. Aos 18 anos, começou a trabalhar em grandes companhias, passando mais tarde pelo comércio. Nos anos 60, começou a trabalhar na Empresa Sociedade Mecantil Some, vendendo e fazendo assistência das máquinas Olivetti do Brasil.

Em 1969, foi convidado para instalar em Itajaí a Dimar, distribuidora de máquinas e representações. Depois de comprar a parte dos sócios, passou a trabalhar com sua esposa, gerando emprego e renda no município de Itajaí.