Vereadores discutem consolidação do bairro Santa Regina com a comunidade

Moradores puderam opinar sobre a proposta, além de tirar dúvidas diversas com os parlamentares.

#PraCegoVer: imagem mostra o vereador Fabrício Marinho de costas, com o público sentado a sua frente, no pátio Centro de Educação Infantil Diva Vieira Abrantes. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: imagem mostra o vereador Fabrício Marinho de costas, com o público sentado a sua frente, no pátio Centro de Educação Infantil Diva Vieira Abrantes. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite dessa quarta-feira (29), uma audiência pública para discussão da consolidação do bairro Santa Regina. A audiência, proposta pelo vereador Fabrício Marinho (Cidadania), reuniu vereadores, autoridades e comunidade no Centro de Educação Infantil Diva Vieira Abrantes. O objetivo é transformar seis loteamentos e localidades mais novos da cidade em um único bairro. Além do vereador Fabrício Marinho, os vereadores Rubens Angioletti (PSB) e Murilo Pereira (Progressistas) também participaram do debate.

Se consolidado, o bairro Santa Regina será composto pelos loteamentos Portal II, Jardim Amélia, Santa Regina I e II, São Domingos e São Francisco de Assis. Atualmente, estes loteamentos fazem parte dos bairros Espinheiros e Volta de Cima. A necessidade de se realocar os loteamentos e consolidar o bairro se dá em decorrência da expansão populacional e do aumento da demanda dos moradores por serviços e melhorias diversas. Somente os loteamentos Santa Regina I e II já contam com aproximadamente 20 mil moradores.

Wellington Correa, presidente da Associação de Moradores do Santa Regina, destacou que a região tem carência de alguns serviços públicos em áreas como segurança e saúde. “Acreditamos que esses loteamentos unidos conseguem chegar aos objetivos mais rapidamente, seja para conseguirmos melhorias na infraestrutura, educação e até para conseguir a instalação de casas lotéricas ou bancos”, destacou Correa.

Já Juliano Hellegrenn, presidente da Associação de Moradores do São Francisco de Assis, lembrou ainda da necessidade de uma unidade da Polícia Militar e de uma unidade de saúde 24 horas nas proximidades. Os moradores demonstraram preocupação com a delimitação deste novo bairro, inclusive com preocupação em relação à história dessas localidades. O vereador Fabrício Marinho destacou que será levada em conta a delimitação já existente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, de um levantamento realizado pela Câmara com o apoio da comunidade e Prefeitura no ano de 2013, além do contexto histórico que envolve estas localidades. A mobilidade urbana foi outro problema apontado por moradores, assim como a carência de oportunidades de cursos profissionalizantes e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento e profissionalização dos jovens dessa região.

Com a concordância dos presentes em relação à consolidação do bairro, o vereador Fabrício explicou que os próximos passos serão a confecção do projeto de lei, levando-se em consideração as colocações da comunidade, e encaminhamento para as comissões técnicas da Câmara. Após estes trâmites, se aprovado nas comissões, o projeto entrará em discussão no Plenário da Casa e após sua aprovação será enviado para a sanção do prefeito. Para conferir a audiência pública na íntegra acesse: www.youtube.com/c/camaraitajai.

Imagens para download: https://bit.ly/2HMdFYL​
Crédito: Davi Spuldaro/CVI