Executivo apresenta receitas e despesas na Câmara

Superávit orçamentário nos primeiros meses do ano foi de R$ 130 milhões.

#PraCegoVer a imagem mostra o contador Everaldo no Plenário lendo o relatório de receitas e despesas. Ao lado dele estão o vereador Tonho, a vereadora Dulce e o secretário Erico. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra o contador Everaldo no Plenário lendo o relatório de receitas e despesas. Ao lado dele estão o vereador Tonho, a vereadora Dulce e o secretário Erico. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta quinta-feira (30), no Plenário Vereador Arno Cugnier, a audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais relativas ao 1º quadrimestre de 2019 do Poder Executivo Municipal. A presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, vereadora Dulce Amaral (PR), coordenou os trabalhos ao lado do vereador Tonho da Grade, integrante da mesma Comissão. Além dos parlamentares, participaram da audiência o secretário Municipal da Fazenda, Erico Laurentino Sobrinho, e o contador Everaldo Izaú Desidério.

De acordo com o relatório apresentado, o Município de Itajaí apresentou um total de receitas de R$ 568,2 milhões nos quatro primeiro meses de 2019. No mesmo período, as despesas somaram R$ 438 milhões, o que resultou um superávit orçamentário de R$ 130,1 milhões. Já a receita corrente líquida entre os meses de maio de 2018 e abril de 2019 chegou a R$ 1,33 bilhão.

Em relação ao cumprimento dos limites mínimos constitucionais – 25% em Educação e 15% em Saúde - foram gastos R$ 75,4 milhões em Educação, o que equivale a 24,5% do total arrecadado em impostos, e R$ 53,2 milhões em Saúde, equivalente 17,30% da arrecadação.

Segundo o contador da Prefeitura, Everaldo Desidério, é comum que o gasto com Educação fique um pouco abaixo do limite constitucional no primeiro quadrimestre. Esta situação deve se estabilizar nos próximos meses.

O relatório completo com todos os dados apresentados na audiência está disponível para download no final da página.