[34ª Sessão Ordinária] Fundador da Fúria Marcilista é homenageado na Câmara

Rua no Rio do Meio receberá o nome de Roberto César Venâncio.

#PraCegoVer a imagem mostra vista lateral do Plenário, com os vereadores sentados, durante a 34ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer a imagem mostra vista lateral do Plenário, com os vereadores sentados, durante a 34ª sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro/CVI
Com os votos favoráveis de todos os vereadores presentes, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 104/2019, de autoria do vereador Robison Coelho (PSDB). O projeto denomina de Rua Roberto César Venâncio, a via pública registrada como Rua Projetada E, no Loteamento Popular Jardim Santa Clara, no Rio do Meio.

Roberto César Venâncio é filho de José Domingos Venâncio Filho e Mara Rúbia Dias Venâncio e nasceu em 10 de junho de 1981. Graduou-se em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tendo como influência o trabalho desde a adolescência no escritório de advocacia de seu tio.

Teve como paixões, além do Direito, o Clube Náutico Marcílio Dias e o Carnaval. Foi um dos fundadores da Fúria Marcilista, que em fevereiro 2010, sob influência de Roberto, começou a participar dos carnavais de Itajaí. Após falecer, em 9 de fevereiro de 2010, foi homenageado pela Fúria Marcilista com o enredo do carnaval de 2013.

Vereador faz perguntas sobre desapropriações
O Requerimento nº 98/2019, de autoria do vereador Fernando Pegorini (Progressistas), foi aprovado com 19 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre desapropriações no município, em virtude da reestruturação viária de Itajaí. Entre os questionamentos estão: qual o valor estimado em desapropriações que o município irá gastar para que possa realizar a totalidade das obras? Quanto já foi gasto com desapropriações para as obras que já se encontram executadas ou que estão na iminência de ser? Quais as fontes de receitas que serão utilizadas para custear tais despesas?  Quais os parâmetros utilizados para que seja realizada a avaliação do valor dos imóveis que foram ou serão desapropriados em razão das obras?

Vereador quer informações sobre locação de imóveis pela Prefeitura
Com 19 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 121/2018, de autoria do vereador Tonho da Grade (Progressistas). O parlamentar pergunta ao prefeito qual o número total de contratos de locação de imóveis em vigência destinados às Secretarias de Municipais de Obras e Serviços e de Desenvolvimento Social. Além disso, o vereador também questiona se há projeto para reforma e volta para a antiga sede do Centro de Referências de Assistência Social (Cras) pertencente à Prefeitura na Rua Ministro Luiz Galotti, 1815, no bairro Cidade Nova? Tonho também solicita que sejam informados detalhes de cada contrato, como nome do locador, valor do aluguel, início e término de vigência, endereço do imóvel, entre outros.

Vereador pede informações sobre bloqueio do sinal de celulares na Canhanduba
De autoria do vereador Vanderley Dalmolin (MDB), foi aprovado com 17 votos favoráveis o Requerimento nº 99/2019. O parlamentar pergunta ao secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e ao Sr. Juliano Stoeberl, do Departamento de Administração Prisional (DEAP), se há equipamentos bloqueadores de sinal de celular instalados no Complexo Penitenciário Vale do Itajaí. O parlamentar também questiona qual distância estes bloqueadores atingem e se existe alguma maneira destes bloqueadores não prejudicarem o sinal dos moradores de bairros vizinhos.

Vereador pede rejeição de parecer contrário a projeto
De autoria do vereador Níkolas Reis (PSB), foi rejeitado o Requerimento nº 101/2019, com nove votos contrários e oito favoráveis. O parlamentar pedia a rejeição do parecer contrário ao projeto de Lei Ordinária nº 16/2018, exarado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara. O projeto visava proibir que fossem deletadas mensagens, comentários e afins, visíveis ao público dos perfis e páginas do Município de Itajaí nas redes sociais. Com a rejeição do requerimento, o projeto será arquivado.

Moção

Médico Vilton José Pereira é homenageado na Câmara

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na noite desta quinta-feira (6) a Moção nº 19/2019 de Congratulações e Reconhecimento ao Dr. Vilton José Pereira, pelos 40 anos de serviços públicos prestados na área da saúde e à comunidade de itajaiense. A homenagem, proposta pela vereadora Dulce Amaral (PR), recebeu o voto favorável de todos os vereadores presentes.

Vilton José Pereira nasceu em Cricúma, em 1946, Em 1979, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhando em Itajaí há quatro décadas, Dr. Vilton já atuou no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e em quase todas as unidades de saúde do Município. Muito querido pela comunidade, é conhecido pela competência e pela disposição em ajudar os mais necessitados.

Imagens para download: https://adobe.ly/2Ir3SpT
Créditos: Davi Spuldaro/CVI