[35ª Sessão Ordinária] Confira os destaques

Padre Lino Fistarol recebe homenagem

#PraCegoVer a imagem mostra os vereadores no reunidos no Plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra os vereadores no reunidos no Plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI

Câmara entrega homenagem a Padre Lino
Foi aprovada na noite desta terça-feira (11), a Moção nº 16/2019 de Congratulação e Reconhecimento ao Padre Lino Fistarol, pelos relevantes serviços prestados em prol da educação dos jovens. A homenagem foi proposta pelo vereador Thiago Morastoni (MDB) e recebeu o voto favorável de todos os parlamentares presentes.

Padre Lino é natural de Gaspar e hoje tem 82 anos. Ainda na adolescência teve sua primeira experiência como seminarista no Colégio São Paulo, em Ascurra. Desde então estudou Filosofia, Letras e Teologia.

Em Itajaí, foi diretor do Colégio Salesiano entre os anos 2000 e 2006 e desde 2014 atua no setor de pastoral da instituição, onde auxilia a coordenação da evangelização da juventude.

Padre Lino é conhecido pelo tom suave, por ser sempre positivo e paciente. Ainda hoje se faz presente todos os dias nos horários de intervalo das aulas no Salesiano de Itajaí por entender que a presença também educa.

Vereador pede derrubada de parecer sobre projeto de lei ordinária
Com nove votos contrários e oito votos favoráveis foi rejeitado o Requerimento nº 100/2019, de autoria do vereador Robison Coelho (PSDB). O parlamentar propôs que fosse rejeitado pelo plenário o parecer final da Comissão de Finanças e Orçamento ao Projeto de Lei Ordinária nº 8/2018 que acrescenta dispositivo à lei 6.678 de 31 de agosto de 2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de conter nos materiais de publicidade impressos pagos pela Administração Pública Municipal Direta e Indireta, informações quanto aos custos e dá outras providências.

Vereador pede audiência pública para discussão de Projeto de Lei
O vereador Edson Lapa (PR) é autor do Requerimento nº 117/2019, aprovado com15 votos favoráveis. O parlamentar solicita à Mesa Diretora do Legislativo a realização de uma audiência pública para discutir a instituição no Município de Itajaí de campanha permanente sobre a conscientização dos relacionamentos abusivos.

Vereador pede estudos para implantar CEJA no Cordeiros
O Requerimento nº 102/2019, de autoria do vereador Prof. Acácio (DEM), foi aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar solicita ao Governo de Santa Catarina e à Secretaria de Estado de Educação a realização de estudos para implantação de uma unidade do Centro de Educação de Jovens e Adultos no bairro Cordeiros.

Vereadora pede troca de transformadores no Espinheiros
O Requerimento nº 105/2019, de autoria da vereadora Dulce Amaral (PR) foi aprovado com 17 votos favoráveis. A parlamentar solicita ao gerente administrativo de Itajaí das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) a implantação de novos transformadores na rua Atílio Dalsóquio, no Espinheiros. A medida tem o objetivo de evitar as quedas frequentes de energia na Escola Básica Professora Thereza Bezerra e nas residências e comércios no local.

Uso da Tribuna
Médicos do Hospital Marieta pedem apoio para reabertura da Unidade Padre Pio
A tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na noite desta terça-feira (11) a visita dos médicos Marcos da Costa Melo e Luiz Gustavo Deboni, que atualmente atendem no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Os profissionais solicitaram o uso da tribuna para falar sobre a situação dos atendimentos após a interdição da Unidade Padre Pio pela Vigilância Sanitária Estadual no último dia 4 de junho.

Os médicos enfatizaram a importância da unidade e citaram alguns casos em que os pacientes foram salvos graças aos profissionais e equipamentos presentes no local. Doutor Marcos também aproveitou a oportunidade para pedir o apoio de todos os vereadores para solucionar o problema e reabrir a unidade. Durante o seu discurso, enfatizou que “prestar o socorro a um ser humano é um dever nosso”.

A Unidade Padre Pio possui 13 leitos e pode servir como apoio, quando a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) principal está lotada. Porém, de acordo com a Vigilância Sanitária Estadual, o espaço está apto apenas a funcionar como área de observação para os pacientes vindos da emergência.

Após o uso da tribuna, os vereadores concordaram em formar uma comitiva. O grupo deve se reunir já nesta quarta-feira (12) e ir até Florianópolis para fazer diligências, a fim de solucionar o impasse.
Imagens para download: Galeria de Fotos
Créditos: Davi Spuldaro/CVI