Câmara comemora 159 anos de Itajaí com Sessão Solene

Evento abriu exposição sobre a participação da Câmara na história de Itajaí.

#PraCegoVer: a foto mostra a mesa de autoridades e os alunos da Combemi vencedores do concurso de redação. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra a mesa de autoridades e os alunos da Combemi vencedores do concurso de redação. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (13) a Sessão Solene de 159 anos de Itajaí. O evento é relacionado à emancipação político-administrativa da cidade, comemorado em 15 de junho. Durante a Sessão Solene, também foi aberta a exposição “Câmara de Vereadores – há 159 anos escrevendo a história de Itajaí” e diplomados os vencedores do concurso de redação “Prefeito, vice-prefeito, juiz e vereadores por um dia”, do Projeto Todos Fazem Política realizado pela Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi).

A economia da cidade de Itajaí foi bastante lembrada nos discursos realizados na Sessão Solene. O prefeito Volnei Morastoni afirmou que Itajaí é uma das cidades mais evoluídas do litoral catarinense e que deve isso à localização geográfica. “A economia vem da força que vem do rio e do mar. Nosso Porto, a pesca, a construção naval e o polo náutico são parte da nossa vocação principal”, afirmou. O vice-prefeito, Marcelo Sodré, lembrou que Itajaí é a segunda cidade catarinense com o maior Produto Interno Bruto (PIB) e a que mais cresceu. Já o deputado estadual Ivan Naatz ressaltou que o aumento na arrecadação de Santa Catarina se deve ao trabalho de homens e mulheres da cidade.

Já o vereador Murilo Pereira (Progressistas), que presidiu a sessão, falou da importância do projeto Todos Fazem Política. “Através deste projeto estamos inspirando esses jovens a participarem da política, vivenciando a cidade e tendo um olhar diferente sobre governar Itajaí”.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Otto L. Quintino Jr. (PRB), representando a bancada de oposição, Dulce Amaral (PR), representando a situação, e a pedagoga da Combemi, Leide Carla Almeida.

Exposição retrata como a história do município passou pela Câmara de Itajaí
Durante a Sessão Solene que comemorou a emancipação político-administrativa do município de Itajaí, o Legislativo abriu oficialmente a exposição “Câmara de Vereadores - Há 159 Anos Escrevendo a História de Itajaí”. Mais que elaborar leis e fiscalizar as ações do Executivo, a Câmara de Vereadores de Itajaí esteve presente em cada passo da trajetória que levou Itajaí ao posto de uma das maiores economias do estado de Santa Catarina.

Por meio de documentos, fotografias e objetos, a Câmara de Vereadores revive sua história para celebrar o aniversário de 159 anos de Itajaí. Peças raras como a primeira Lei Orgânica do Município, de 1895, documentos do desmembramento de território e criação das cidades de Navegantes e Penha, fotografias de eventos e vídeos diversos compõem a mostra.

A exposição que acontece no Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis recebe visitações até dia 19 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h. Para grupos acima de dez pessoas, solicitamos que a visita guiada seja agendada com antecedência pelo link www.cvi.sc.gov.br/visita-guiada.

A mostra conta com acervos do Arquivo da Câmara, TV Câmara, do Centro de Documentação e Memória Histórica da Fundação Genésio Miranda Lins e Museu Histórico de Histórico de Itajaí.

Alunos da Combemi recebem diploma de concurso de redação
Os alunos da Combemi vencedores do concurso de redação Prefeito, Vice-prefeito, Juiz e Vereadores Por Um Dia, foram diplomados durante a Sessão Solene. O concurso faz parte do Projeto Todos Fazem Política, promovido pela Combemi. Na redação, os jovens tiveram que responder a pergunta: O que eu faria se fosse prefeito por um dia?

Julia Jacinto Oliveira foi selecionada prefeita, enquanto Rian Marcelo Fernandes, Diana Moraes dos Santos e Samuel José Ferreira foram escolhidos vice-prefeito, juiz e presidente da Câmara, respectivamente.

Já para os cargos de vereador foram escolhidos Beatriz Barbosa de Oliveira, Poliane Souza da Silva, Adrian Wienhage, Léo Isaac Ferreira Santos, Alecsandro Caetano Freitag, Graziela Hemeli Morais Horn, Ricardo Gomes Paixão, Ana Jéssica Bezerra, Arthur Vinícius Barbosa, Leonardo Venâncio da Silva, Marlon Rodrigues Telles, Bárbara Ribeiro Souza, Juan Pablo Ferreira, Arthur Guilherme de Melo, Nícolas Henrique Giacomozzi, Bernardo Machado, Kaylane Santos, Ana Lívia dos Santos Brum, Guilherme de França e Willian Daniel Izauro Marin.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Davi Spuldaro/CVI.