[49ª Sessão ordinária] Projeto concede subvenção social para a Associação São Lourenço

Recurso será utilizado para programas de saúde relacionados ao alcoolismo e dependência química.

#PraCegoVer: imagem mostra o Plenário com os vereadores sentados, de pé na tribuna, o motociclista Cristiano Gonçalves, falando sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena em pipas. Crédito: Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer: imagem mostra o Plenário com os vereadores sentados, de pé na tribuna, o motociclista Cristiano Gonçalves, falando sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena em pipas. Crédito: Davi Spuldaro/CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, com 16 votos favoráveis, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 168/2019, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a concessão de subvenção social para a Associação São Lourenço. A entidade vai receber mensalmente o valor de R$10,5 mil, de julho a dezembro.

Os recursos serão utilizados em programas de saúde, principalmente, os relacionados ao alcoolismo, dependência química e padrão comportamental e emocional obsessivo.

O projeto será encaminhado para a sanção do Prefeito.

Vereador faz questionamentos sobre a fiscalização do cerol
Com 17 votos favoráveis, o Requerimento nº 149/2019, de autoria do vereador Vanderley Dalmolim (MDB) foi aprovado. O parlamentar solicita informações à Prefeitura de Itajaí sobre a fiscalização do uso, distribuição e comercialização do cerol. Entre os questionamentos estão: como é feita a fiscalização; se os casos aumentaram ou diminuíram no município; se existe campanha educativa sendo realizada e se existe a possibilidade do município se engajar na campanha nacional chamada “Cerol Não”.

Vereador faz questionamentos sobre ampliação do Posto de Saúde do Santa Regina
De autoria do vereador Claudinho (PSDB). Foi aprovado com 18 votos o Requerimento nº 158/2019.  O parlamentar solicita informações à Prefeitura de Itajaí sobre a o Posto de Saúde do Santa Regina. Entre os questionamentos estão: se existe projeto pra ampliação do local e da equipe médica; se se existe alguma medida para agilizar o atendimento e evitar atrasos, já que o posto de saúde tem uma demanda de aproximadamente 15 mil pessoas.

Vereador pede informações sobre projetos habitacionais em Itajaí
O Requerimento nº 159/2019, de autoria do vereador Fernando Pegorini (Progressistas), foi aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar pede informações à Prefeitura de Itajaí sobre programas habitacionais em andamento no município. Entre os questionamentos estão: se existe algum projeto, ou parceria firmada entre a Prefeitura e a iniciativa privada, que possibilite a reforma de imóveis que se encontrem em situação de risco de desabamento, e qual o motivo do encerramento do projeto João de Barro.

Uso da Tribuna

Motociclista faz defesa de fiscalização contra uso de cerol
Durante a 4º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, o motociclista Cristiano Gonçalves, membro do Mutantes Moto Clube (Itajaí), fez uso da tribuna para falar sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena em pipas. Ele lembrou que o crescimento das cidades e também da frota de motos evidenciou os casos de acidentes pelo uso de cerol e que é importante ressaltar que qualquer objeto pontiagudo, que possa ferir alguém, é uma arma.

O motociclista salientou que apesar de já existirem leis proibindo uso de cerol e produtos semelhantes, o problema está na fiscalização. Gonçalves lembrou ainda, que não só os motociclistas estão sujeitos aos perigos do cerol, que traz danos físicos em pessoas e animais e também danos materiais.

Por fim, Gonçalves reiterou a necessidade da intensificação da fiscalização pelo Poder Público e afirmou que não seria exagero pedir uma área especifica para se soltar pipas, já que mesmo sem o uso do cerol e materiais semelhantes, a atividade pode trazer riscos para quem solta a pipa (como choques na rede elétrica) e para quem está no entorno: “Existem pessoas que fazem da moto o ganha-pão, o sustento da família e um acidente grave com cerol ou linha chilena pode afetar toda uma família. Gostaria que outros cidadão e outras Câmaras fizessem o mesmo, se mobilizassem, para que possamos cobrar um atitude mais eficiente do Poder Público”, finalizou.

Créditos: Davi Spuldaro/CVI.