[59ª Sessão Ordinária] Projeto autoriza subvenção social à Associação de Deficientes Físicos

Repasse será de R$ 10,5 mil por mês.

#PraCegoVer: imagem mostra os vereadores sentados no Plenário. De pé, na tribuna, o secretário de Obras Márcio Dedé Gonçalves apresenta novo programa de gestão da secretaria. Crédito: Davi Spuldaro/CVI

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, na noite desta terça-feira (17), em segunda discussão e com 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 195/2019, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza que o Município conceda subvenção social à Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI). Serão repassados à associação R$ 10,5 mil por mês, durante cinco meses, totalizando R$ 52,5 mil.

Os recursos serão utilizados para manutenção das atividades e melhorias dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, como cursos de artesanato, violão, inglês, informática, artes plásticas e pirografia. As atividades visam a profissionalização e integração da pessoa com deficiência.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereador solicita dados de consultas das unidades básicas do Município
De autoria do vereador Otto L. Quintino Jr. (PRB), foi aprovado com 20 votos, o Requerimento nº 196/2019. Otto solicita à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde, que repassem as seguintes informações: relatório detalhado das consultas de 2018 e 2019, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e as que estão agendadas até o final do ano, bem como o número de profissionais médicos por especialidade; relatório detalhado das consultas nas quais os pacientes não compareceram; relação de exames ofertados/disponibilizados por UBS; relatório de pacientes faltantes aos exames de imagem de 2018 a 2019 e que sejam informados os valores de cada serviço, como consultas, exames, cirurgias demais procedimentos.

Uso da tribuna

Secretarias de Obras e Tecnologia apresentam novo sistema de atendimento
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), o secretário de Obras de Itajaí, Márcio Dedé Gonçalves, e o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré, fizeram a apresentação do Sistema de Gestão de Obras, novo programa de atendimento da Secretaria Municipal de Obras.

O sistema foi construído em parceria entre as duas secretarias e informatizou todas as demandas e serviços prestados pela Obras. De acordo com Dedé, desde março de 2019, o programa vem sendo utilizado e aprimorado. Nele estão concentrados desde o cadastro de uma solicitação de serviço à distribuição das demandas para as equipes da Secretaria. Assim, o que antes era feito manualmente, seja uma indicação enviada por um vereador ou um pedido feito pelo contribuinte via telefone, agora é feito eletronicamente.

De março até agora, por meio do Sistema de Gestão de Obras, foram feitos 13,280 atendimentos, em média 2,2 mil mensais. Dedé destaca que este sistema permite que o Município tenha dados sólidos para poder melhorar a gestão dos recursos e servidores e a projetar da Secretaria de Obras para o futuro.

Já o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré, destacou que o programa extrai os dados do sistema e devolve estes indicadores que facilitam a gestão. Sodré afirmou ainda, que o próximo passo será integrar as ferramentas do Sistema de Gestão de Obras ao aplicativo para dispositivos móveis da Prefeitura, o Conecta.Í, ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos.