Prevenção e apoio às mulheres com câncer de mama são destacados em Sessão Solene do Outubro Rosa

Evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Itajaí

#PraCegoVer: a foto mostra a mesa de autoridades no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra a mesa de autoridades no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite desta terça-feira (1º), a Sessão Solene em Alusão ao Outubro Rosa. Neste ano, o evento contou com palestras de profissionais da saúde, que abordaram a prevenção e o apoio às mulheres com câncer de mama.

A médica mastologista Cláudia Terezinha Moraes Pinheiro falou sobre a importância de políticas públicas voltadas à prevenção do câncer de mama, pois é o câncer com o maior número de casos novos e número de óbito entre as mulheres.

Já a psicóloga Christiane de Souza Bathke tratou dos aspectos emocionais das mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. As pacientes passam por momentos medo, de tristeza, de ansiedade, e por isso destacou a importância da rede de apoio, como a família, amigos, associações e igrejas. Segundo a psicóloga, a rede ajuda a melhorar o estado emocional e também na recuperação e cura das mulheres que passam pelo tratamento.

Além das profissionais de saúde, participaram ainda da sessão solene o prefeito Volnei Morastoni, o Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Associação de Amparo as Pessoas com Câncer (APCC), a Associação do Câncer Amor Próprio, e Espaço Câncer com Alegria.

Imagens disponíveis na Galeria de Foto.