Vereadores e representantes da Univali debatem situação do Hospital Pequeno Anjo

Equipe da Univali apresentou dados da unidade e os planos para obtenção de mais recursos.

#PraTodosVerem a imagem mostra vereadores reunidos com representantes do Hospital Pequeno Anjo. Todos estão sentados em torno de uma mesa de madeira retangular. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra vereadores reunidos com representantes do Hospital Pequeno Anjo. Todos estão sentados em torno de uma mesa de madeira retangular. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu, na tarde desta quinta-feira (20), representantes da Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para acompanhamento da situação financeira e da gestão do Hospital Infantil Pequeno Anjo.

Na ocasião, o médico Celso Dellagiustina, ex-secretário de Saúde de Itajaí, foi apresentado como novo assessor da Univali para intermediar os trabalhos realizados e as demandas do Instituto Santa Clara, que por meio de um convênio, é responsável pela administração da unidade.

Dellagiustina apresentou a situação financeira do Pequeno Anjo, atualmente com um déficit de cerca de R$ 350 mil mensais. O assessor também falou que está se empenhando para ampliar os recursos do Hospital por meio da reclassificação da unidade junto a Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde, podendo assim receber um repasse mensal maior. Para isso, destacou que entre as ações planejadas estão a implantação de alta complexidade para as especialidades de ortopedia e neurocirurgia.

A Univali também está costurando um novo convênio entre o Instituto Santa Clara e o Fundo Municipal de Saúde, pois o atual teve pontos contestados pelo Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa) junto ao Ministério Público, por ter sido firmado entre o Fundo e a Univali, que  por sua vez, mantem um contrato com o Instituto. De acordo com Luiz Rodolfo Bürger, procurador da Univali, o MP não encontrou ilegalidade, mas apontou pontos que poderiam ser melhorados, e que já estão contemplados nesse novo convênio, que está em fase final de análise. O novo convênio deve facilitar a fiscalização dos trabalhos do Instituto pelo Comusa.

Celso Dellagiustina destacou que o Pequeno Anjo é o único hospital público infantil da região da Foz do Rio Itajaí e atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês. Por isso, pediu apoio político dos vereadores para garantir que as demandas do Pequeno Anjo sejam tratadas com a prioridade necessária.