CPI do Transporte colhe três depoimentos

Próxima reunião da Comissão será na sexta-feira (28).

#PraTodosVerem: imagem mostra os vereadores colhendo informações de um dos depoentes no Plenário da Casa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem mostra os vereadores colhendo informações de um dos depoentes no Plenário da Casa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Na tarde desta sexta-feira (21), foi realizada mais uma sessão de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) 01/2019, que investiga possíveis irregularidades na contratação do transporte público municipal de Itajaí.

O primeiro a colaborar com a CPI foi Euclides Rovani, ex-diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Rovani prestou esclarecimentos sobre o contrato entre o Município e a Transpiedade, atual concessionária do transporte público, sobre os três meses em que fiscalizou o contrato, conferindo se a empresa estava cumprindo os requisitos estabelecidos.

Na sequência, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim, respondeu aos questionamentos dos vereadores. Lamim explicou o passo a passo da contratação do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade  Federal de Santa Catarina (Ufsc), contratada pelo Município em 2017 para desenvolver trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do sistema coletivo, e também do contrato com a Transpiedade. O secretário também enviará à Câmara documentos solicitados pela CPI.

Por fim, foi ouvido Benício Silvio da Silva, diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, atualmente fiscal do contrato entre o Município e a Transpiedade. Benício falou sobre a fiscalização das planilhas de custos da empresa e sobre como são fixados valores de passagens e gratuidades, entre outros.

A próxima reunião da CPI acontece na sexta-feira (28). A CPI nº 1/2019 é formada pelos vereadores Fernando Pegorini (Progressistas) – presidente, Otto L. Quintino Jr. (Republicanos) – relator e Edson Lapa (PL) – secretário, e Marcelo Werner (PCdoB) e Fabricio Marinho (Cidadania) - membros.