Câmara reivindica recursos e Hospital Marieta vai ampliar leitos de UTI

Ampliação vem após Mesa Diretora encaminhar ofício ao governador.

#PraTodosVerem a imagem mostra a fachada do Hospital Marieta Konder Bornhausen. Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí #PraTodosVerem a imagem mostra a fachada do Hospital Marieta Konder Bornhausen. Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí
Nos próximos dias, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marieta Konder Bornhausen vai dobrar, passará de 30 para 60. Deste número, 39 serão exclusivos para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (COVID-19). A ampliação é uma reivindicação do Poder Público Municipal. Na semana passada, a Câmara enviou um oficio ao governador com o pedido de abertura imediata do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta.

O Governo do Estado garantiu o aumento do número de leitos de UTI por meio de ampliação do repasse mensal de recursos ao Hospital, que passará de R$ 1,2 milhão para R$ 2 milhões por seis meses. O Ministério da Saúde também aumentou o valor da diária da UTI de R$ 508,00  para R$ 800,00.

O investimento em equipamentos deve ser de aproximadamente R$ 4,6 milhões. O valor será utilizado para a compra de monitores, camas, cardioversores e ventiladores. Após a pandemia, estes equipamentos ficarão para o hospital.

*Com informações da Prefeitura de Itajaí.

O ofício assinado pela Mesa Diretora da Câmara e encaminhado ao governador está disponível abaixo: