Município apresenta receitas e despesas na Câmara

Apesar do superávit no primeiro quadrimestre, arrecadação caiu em março e abril.

#PraTodosVerem a imagem mostra a vereadora Dulce e dois servidores do Executivo Municipal sentados no plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra a vereadora Dulce e dois servidores do Executivo Municipal sentados no plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na tarde desta sexta-feira (29) a audiência púbica para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2020. A reunião foi comandada pela vereadora Dulce Amaral (PL), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e contou também com a presença de servidores da Secretaria Municipal da Fazenda de Itajaí.

De acordo com os dados apresentados, o Município registrou um total de receitas nos quatro primeiros meses do ano de R$ 565,6 milhões e somou, no mesmo período, um total de despesas de R$ 493,9. Desta maneira, o superávit orçamentário foi de R$ 71,6 milhões.

Durante a audiência, o contador do Executivo Municipal, Everaldo Izaú Desidério, informou que apesar do número positivo no primeiro quadrimestre, os meses de março e abril apresentaram queda de arrecadação de mais de R$ 36 milhões.

Já em relação ao cumprimento dos limites mínimos constitucionais, foram gastos com recursos próprios do Município R$ 67,9 milhões de reais em Saúde, equivalente a 20,27% do total arrecadado com impostos (limite mínimo de 15%). Já os investimentos em Educação chegaram a R$ 79 milhões, correspondentes a 23,57% (limite mínimo de 25%).

Everaldo esclareceu que é comum que no primeiro quadrimestre não seja atingida a porcentagem mínima de gastos com Educação. Os limites mínimos constitucionais são anuais e ao longo dos meses o percentual de gastos tende a subir.

O documento com todos os dados apresentados está disponível para download no final da página.