Número de vereadoras na Câmara de Itajaí é recorde

É a primeira vez que seis parlamentares mulheres atuam no Legislativo Municipal ao mesmo tempo.

#PraTodosVerem: imagem das seis vereadoras, de pé, no Plenário da Casa, em frente a bancada das (os) parlamentares. Da esquerda para a direita da foto estão: Christiane Stuart (PSC), Aline Aranha (DEM), Anna Carolina (PSDB), Hilda Deola (PDT), Professora Bete (PP) e Celia Filha do Elói (MDB). Crédito: Davi Spuldaro/CVI.  #PraTodosVerem: imagem das seis vereadoras, de pé, no Plenário da Casa, em frente a bancada das (os) parlamentares. Da esquerda para a direita da foto estão: Christiane Stuart (PSC), Aline Aranha (DEM), Anna Carolina (PSDB), Hilda Deola (PDT), Professora Bete (PP) e Celia Filha do Elói (MDB). Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí está com a maior quantidade de vereadoras em atividade desde o início de sua trajetória, em 1860. Na sessão desta quinta-feira (16) as vereadoras Aline Aranha (DEM), Anna Carolina (PSDB), Celia Filha do Elói (MDB), Christiane Stuart (PSC), Hilda Deola (PDT) e Professora Bete (PP) estiveram juntas no Plenário, um marco para o Legislativo Municipal, historicamente predominantemente masculino.

Assim, as mulheres passam a ocupar 35% do Plenário. Com o aumento de vereadoras, as pautas voltadas para atenção à mulher também têm se tornado mais presentes. Desde o início do ano, a Procuradoria Especial da Mulher se reúne periodicamente, especialmente com entidades voltadas à proteção das mulheres, com o objetivo de fiscalizar e aprimorar as políticas públicas direcionadas a este público. Recentemente, a pedido da Procuradoria Especial da Mulher, a Câmara implantou no âmbito do Balcão da Cidadania o Espaço de Orientação à Mulher (EOM), em que o assistente social da Casa atende mulheres vítimas de violências, com privacidade e sigilo das informações prestadas, e orientação sobre os direitos e encaminhamentos para a rede de atenção à mulher.

Histórico
A primeira mulher a exercer o cargo de vereadora em Itajaí foi a professora Neoflides Vieira Wendhausen (PSD), segunda suplente que ocupou uma vaga na Câmara de 26 de junho de 1954 a 31 de janeiro de 1956. Já a primeira vereadora eleita da cidade foi Maria da Glória Machado (ARENA), a Dona Glorinha, funcionária do Serviço Social da Indústria (SESI), que exerceu seu mandato de 1970 a 1972. Nos mais de 160 anos de história, a Câmara contou com apenas uma presidenta, a vereadora Maria Juçara Pamplona (PPB), eleita para as legislaturas 1997 - 2000 e 2001 – 2004, que ocupou a Presidência no biênio 2003/2004.

Para fazer download da foto, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse.