Comissão Parlamentar de Inquérito ouve duas testemunhas nesta segunda-feira

Próxima reunião está agendada para quarta-feira da próxima semana (13).

#PraTodosVerem: a foto mostra em primeiro plano, de costas, um dos depoentes e, ao fundo, os vereadores membros da Comissão sentados em frente à mesa do Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra em primeiro plano, de costas, um dos depoentes e, ao fundo, os vereadores membros da Comissão sentados em frente à mesa do Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nº 01/2021, que investiga a aquisição de máscaras descartáveis pela Prefeitura de Itajaí, se reuniram na tarde desta segunda-feira (4) para ouvir duas testemunhas.

O primeiro depoente foi o diretor de assistência ao educando da Secretaria Municipal de Educação, Alan Roger Schnaider. O servidor respondeu os questionamentos sobre a participação no processo de aquisição de máscaras, doações de máscaras recebidas e a verba enviada pelo Governo Federal para Saúde do Educando, gerenciada pela Secretaria de Saúde e utilizada para aquisição de máscaras.

O segundo depoente foi o Wilson Izau Desiderio, gerente de compras da Secretaria Municipal de Saúde até o final de 2020. O servidor respondeu questionamentos sobre as atividades desenvolvidas na Secretaria, qual a participação o setor tinha nos processos de licitação e, especificamente, nas dispensas de licitação para a aquisição de máscaras.

Após os depoimentos, foram aprovados os seguintes requerimentos.

A vereadora Anna Carolina (PSDB) solicitou à Secretaria Municipal de Educação o controle de entrada e saída de máscaras de depósito para depósito; e solicita para a Secretaria de Saúde o encaminhamento de notificação à empresa de quando recebeu o número menor de máscaras do que adquirido, bem como comprovante de que a empresa entregou.

Já o vereador Osmar Teixeira solicitou o envio do depoimento de Wilson Izau Desiderio ao prefeito Volnei Morastoni, e ainda a solicitação para o afastamento da Comissão de Compras da Secretaria de Saúde e do Secretário de Saúde.

A próxima da reunião Comissão está agendada para quarta-feira (13), quando estão previstas as oitivas do proprietário da empresa Conect Importação e Exportação Ltda., Lio Pereira Jr, e do servidor da Secretaria de Governo, Rogério Camargo.

A Comissão Parlamentar de Inquérito é formada pelos vereadores Bruno da Saúde (MDB) – presidente, Christiane Stuart (PSC) – relatora, Hilda Deola (PDT) – secretária, e os membros Anna Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD).

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.