Planejamento de obras públicas é tema de audiência na Câmara de Itajaí

Representantes da Secretaria de Obras, Semasa e Celesc responderam aos questionamentos da população.

#PraTodosVerem a imagem mostra os integrantes da mesa de debates da audiência sentados em cadeiras estofadas pretas no plenário, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os integrantes da mesa de debates da audiência sentados em cadeiras estofadas pretas no plenário, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí promoveu nesta segunda-feira (8) uma audiência pública em que foi discutido o “Planejamento dos Trabalhos da Secretaria Municipal de Obras e do Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infraestrutura (Semasa)”. O evento foi presidido pelo vereador Marcelo Werner (PSC), que solicitou a audiência por meio do Requerimento nº 215/2021, aprovado em Plenário.

Para discutir o tema foram convidados representes de diversos órgãos, entre eles: Márcio José Gonçalves - secretário municipal de Obras;  Rafael Albuquerque - diretor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Rafael Luiz Pinto - diretor-geral do Semasa; Pedro Paulo Molleri - gerente regional da Celesc; Robson Allan Costa  - coordenador de trânsito da Codetran; além dos vereadores Rubens Angioletti (Podemos); Celia Filha do Elói (MDB) e Osmar Teixeira (SD).

Durante a audiência, os integrantes da mesa de debates falaram sobre os trabalhos diários, os desafios para integração de planejamento dos serviços entre os diferentes órgãos e as futuras obras. O público, que acompanhou a audiência presencialmente e on-line, também participou com perguntas e sugestões. A principal reivindicação é para que se evite a manutenção das vias, como asfaltamento, antes dos trabalhos de infraestrutura.

No fim da audiência, o vereador Marcelo Werner anunciou que produzirá um relatório em até 10 dias com indicações para solução dos problemas apontados na reunião. Deverão constar no documento as seguintes propostas: desenvolvimento de ferramenta tecnológica para compartilhar informações entre Secretaria Municipal de Obras e Semasa; melhorias na Legislação para facilitar os investimentos e ampliação da fiscalização do Semasa para garantir a qualdiade das obras e reparos.