Câmara presta contas de 2021 em encontro com a imprensa

Presidente destacou as principais ações do ano no Legislativo.

#PraTodosVerem: imagem do presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC) sendo entrevistado por uma repórter e um repórter, com dois cinegrafistas posicionados a sua frente, no Plenário da Casa. Em volta, diversos servidores, jornalistas e outros vereadores conversam entre si. Foto: Davi Spuldaro/CVI.  #PraTodosVerem: imagem do presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC) sendo entrevistado por uma repórter e um repórter, com dois cinegrafistas posicionados a sua frente, no Plenário da Casa. Em volta, diversos servidores, jornalistas e outros vereadores conversam entre si. Foto: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí reuniu a imprensa no início da tarde desta quinta-feira (16) para realizar a prestação de contas de 2021. O presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC), apresentou algumas ações de destaque do Legislativo em 2021.

Entre os destaques está a economia de recursos provenientes do duodécimo, sendo que a Câmara devolverá ao Executivo R$ 18,8 milhões do montante a que tinha direito neste ano. No decorrer de 2021, a Câmara já havia antecipado a devolução de R$ 2,8 milhões para famílias do interior da cidade atingidas pelas chuvas em junho e R$ 6 milhões para despesas da Saúde. Outros R$ 10 milhões serão devolvidos no encerramento das atividades deste ano.

O Legislativo também registrou uma economia significativa nos gastos com energia elétrica, em função da usina de energia solar que entrou em atividade em 2020. Em 2019, quando a usina ainda não existia, a Câmara gastou R$ 230 mil com a conta de luz e em 2021 R$ 53 mil, uma economia de 77%. Além disso, neste ano o Legislativo produziu 65% da energia que consumiu até o início de dezembro.

Entre os projetos de destaque estão a instituição da emenda impositiva, que auxilia na aplicação dos recursos públicos em áreas de interesse da comunidade; o fim do recesso parlamentar do meio do ano; a promulgação do Projeto que obriga o Executivo a responder requerimentos do Legislativo no prazo máximo de 30 dias, além do trabalho de consolidação das leis, que somente neste ano transformou cerca de 1,7 mil leis de áreas semelhantes em apenas três: Código dos Bairros, Código de Prédios Públicos e Código de Logradouros.

O trabalho legislativo em números
Até esta quinta-feira (16) a Câmara aprovou 234 requerimentos, 35 moções, 114 projetos de lei e enviou 6,2 mil indicações ao Executivo.

Para conferir mais dados da prestação de contas acesse: