[28ª Sessão Ordinária] Projeto institui o Dia de Doar

Proposta passará pela segunda votação na próxima sessão ordinária.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spudaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spudaro / CVI
Foi aprovado em primeira discussão, com 12 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 235/2022, que dispõe sobre a criação do Dia de Doar no calendário de eventos do Município. O PLO foi proposto pelo vereador Marcelo Werner (PSC).

A proposta estabelece o dia 30 de novembro de cada ano como o Dia de Doar. A ideia é promover a cultura da doação entre pessoas e organizações.

O PLO vai passar por mais uma votação na próxima sessão. Se for aprovado novamente, o projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Vereador faz questionamentos sobre implantação de praça no Portal II
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 66/2022, de autoria do vereador Osmar Teixeira (SD). O parlamentar pergunta ao prefeito qual a previsão para início das obras para implantação de praça no Loteamento Portal II. O vereador também questiona se já existem recursos separados para o projeto e se já foi realizado processo licitatório. Caso já exista licitação, Osmar questiona o prazo para conclusão das obras e entrega da praça.

Câmara entrega homenagem à Associação Mães pela Diversidade
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 13 votos favoráveis a Moção nº 8/2022, de Reconhecimento à Associação Mães pela Diversidade, por sua história e pelo relevante serviço prestado ao município de Itajaí. A homenagem foi proposta pelo vereador Bruno da Saúde (MDB).

A Associação Mães Pela Diversidade é uma organização não governamental que reúne mães e pais de pessoas LGBTQIA+ de todo o Brasil, que surgiu com objetivo de unir forças em resposta à insegurança jurídica, preconceito e violência contra esse grupo historicamente marginalizado.

A Associação atua em Santa Catarina desde 2016 e iniciou as atividades no em Itajaí no mesmo ano, com um grupo de apoio para mães e filhos. Desde então, o grupo oferece atendimento às famílias que necessitam, mas expandiu as atividades. Foram realizadas várias ações de sensibilização e acolhida em locais públicos, participação ativa na organização de Paradas da Diversidade em vários municípios, palestras, parceria com promotores do Ministério Público, entrevistas, treinamentos e aulas envolvendo a temática da diversidade e inclusão, entre outros.

Uso da Tribuna

Portadoras de Fibromialgia falam das conquistas alcançadas
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta terça-feira (17) Josiane Nunes dos Santos e Lúcia Antunes de Oliveira dos Santos, representantes da Associação Ação em Saúde. Elas utilizaram a tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido com as pessoas portadoras de fibromialgia na cidade de Itajaí e região.

Josiane e Lúcia destacaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia, as dores causadas pela doença e os desafios para enfrentar coisas simples, como filas de banco, por exemplo. Além disso, as representantes da associação também destacaram as conquistas alcançadas nos últimos anos. O destaque é para a carteirinha do portador de fibromialgia, que garante atendimento preferencial nos ambientes públicos e privados em Itajaí.
Imagens disponíveis na Galeria de fotos.