Está aberto o edital do projeto Câmara Mirim de Itajaí

Escolas públicas e privadas terão até 19 de agosto para aderir ao programa e participar das eleições.

#PraTodosVerem: cartaz retangular e vertical, com a foto da tribuna da Câmara com um microfone na frente. O cartaz conta com o seguinte texto: Eleição Câmara Mirim/ Podem se candidatar alunos matriculados no 8º ano. Os estudantes de 6º a 9º ano escolherão os representantes da escola em uma eleição. Os vereadores mirins vão acompanhar atividades na Câmara de Vereadores, criar proposições e participar de sessões. Adesão das escolas: de 8  a 19 de agosto
Inscrição dos candidatos: de 22 de agosto a 16 de setembro. Finaliza com o endereço do site oficial (www.cvi.sc.gov.br), a logomarca da Escola do Legislativo e o brasão da Câmara. #PraTodosVerem: cartaz retangular e vertical, com a foto da tribuna da Câmara com um microfone na frente. O cartaz conta com o seguinte texto: Eleição Câmara Mirim/ Podem se candidatar alunos matriculados no 8º ano. Os estudantes de 6º a 9º ano escolherão os representantes da escola em uma eleição. Os vereadores mirins vão acompanhar atividades na Câmara de Vereadores, criar proposições e participar de sessões. Adesão das escolas: de 8 a 19 de agosto Inscrição dos candidatos: de 22 de agosto a 16 de setembro. Finaliza com o endereço do site oficial (www.cvi.sc.gov.br), a logomarca da Escola do Legislativo e o brasão da Câmara.
Está aberto o edital nº 01/2022 da Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, da Câmara de Vereadores de Itajaí, para seleção de estudantes para a primeira turma do projeto Câmara Mirim. Escolas públicas e privadas com sede na cidade terão até o dia 19 de agosto para aderir ao projeto. A Câmara Mirim contará com a realização de eleições nas escolas e os vereadores mirins eleitos participarão de sessões e demais atividades do projeto no próximo ano.

Poderão participar unidades de ensino que atendem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A adesão será realizada por meio de envio da Ficha de Adesão da Unidade de Ensino, anexa ao edital, assinada pelo responsável legal digitalizada para o e-mail escola@cvi.sc.gov.br.

A etapa seguinte será a inscrição dos alunos que desejam concorrer. Poderão se candidatar alunos com até 15 anos e regularmente matriculados no 8º ano em 2022. Os eleitores serão os alunos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano.

Já campanha nas escolas está prevista para iniciar na segunda quinzena de setembro e a realização das eleições nas unidades participantes para o dia 10 de outubro.

Após as eleições, os eleitos em cada escola participarão de um sorteio público para a escolha dos 17 vereadores mirins. Os demais estudantes ficarão como suplentes, de acordo com a ordem do sorteio. Todos os critérios para classificação estão no edital.

O início das atividades da primeira turma da Câmara Mirim está previsto para abril de 2023.

Atividades da Câmara Mirim
O Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã. Os estudantes participantes poderão conhecer mais sobre a democracia e o papel das instituições democráticas, além de vivenciar o processo legislativo, criando proposições e defendendo suas ideias. As sessões serão especialmente preparadas de acordo com a idade dos vereadores mirins.

O edital e os anexos estão disponíveis em: https://cutt.ly/2Z0yXWH.