[78ª Sessão Ordinária] Ponte entre o São Vicente e o Cordeiros recebe o nome de Paulo Vicente

Projeto foi aprovado por unanimidade.

#PraTodosVerem: familiares do homenageado Paulo Vicente estão posicionados no centro do Plenário recebendo uma placa comemorativa. Ao fundo os vereadores estão de pé, atrás da família. #PraTodosVerem: familiares do homenageado Paulo Vicente estão posicionados no centro do Plenário recebendo uma placa comemorativa. Ao fundo os vereadores estão de pé, atrás da família.
Foi aprovado com 15 votos favoráveis, em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 138/2022, de autoria do Executivo Municipal. O PLO denomina de Ponte Paulo Vicente, a ponte que liga os bairros São Vicente e Cordeiros, localizada entre as avenidas Nilo Bittencourt e Agostinho Alves Ramos.

Paulo Vicente, conhecido como Paulo Amândio, foi morador do Bairro Canhanduba e teve uma forte ligação com a área rural, onde criou os filhos e trabalhou em sítios. Atuou ainda no posto Rebesquini, Madeireira Tarumã, Sibara e na execução de obras de drenagem do São Vicente e Promorar. Foi o maior incentivador para que seu filho Paulinho Amândio ingressasse na política no ano de 2000, quando se elegeu vereador para o primeiro mandato.

Paulo era conhecido por ser uma pessoa alegre, de muitos amigos. Paulo Vicente. Faleceu no dia 5 de janeiro de 2019, vítima de pneumonia.

O projeto de denominação da ponte será encaminhado para sanção do prefeito.

Autorizado acréscimo de R$ 2,5 milhões no orçamento da FMEL
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 14 votos favoráveis, em única discussão e regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 136/2022, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza o prefeito a abrir crédito de até R$ 2,5 milhões para a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).

O projeto acrescenta os valores ao orçamento da FMEL para gastos com apoio administrativo, Programa Bolsa-Atleta e eventos esportivos. Os recursos são provenientes do provável excesso de arrecadação.

O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Praça é denominada com nome de agricultor do Limoeiro
Com 11 votos favoráveis, foi aprovado em única discussão o Projeto de Lei Complementar nº 14/2022, do vereador Marcelo Werner (PSC). O projeto denomina de Leopoldo Testoni a praça localizada na esquina das ruas José Laurentino Júnior e Olímpio Gadotti, no Bairro Limoeiro.

Leopoldo Testoni era natural de Ascurra e mudou-se, mas radicado em Itajaí desde a década de 1950.  Trabalhou como agricultor na localidade do Limoeiro, onde cultivou arroz e hortaliças e criou gado e aves. Tornou-se conhecido no Limoeiro tanto pelo seu trabalho na agricultura como no voluntariado. Faleceu em 1974 vítima de câncer, mas seu legado segue sendo lembrado pela família e a comunidade.

Também foi aprovada com 12 votos favoráveis a Emenda Substitutiva nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 14/2022, que adequou o texto do projeto.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Servidores com deficiência permanente não precisarão renovar ato de redução de jornada
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 12 votos favoráveis, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 198/2021, de autoria da vereadora Christiane Stuart (PSC). O projeto altera o dispositivo da Lei Ordinária nº 6415/2013, que trata da renovação do ato que possibilita a redução da jornada de trabalho para servidores com deficiência.

Atualmente, está prevista a renovação do ato que concede a redução da jornada trimestralmente para necessidades temporárias e anualmente para as permanentes. Com a mudança, o ato para deficiências permanentes terá validade enquanto durar a dependência.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereadora busca informações sobre empresa contratada para a manutenção de mobiliários e prédios públicos
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 208/2022, da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar questiona ao prefeito sobre os contratos nº 347/2021, 182/2022 e 215/2022: quais tipos de serviços de conservação, manutenção e reparos de mobiliários e prédios públicos estão compreendidos no objeto dos contratos? Por que o Município optou que esta prestação de serviços seja contratada por dispensa de licitação, mesmo sabendo que há demanda contínua do objeto do contrato? Para o ano de 2023, a Prefeitura realizará o procedimento licitatório? A vereadora questiona ainda, como é feito o pagamento à empresa contratada; quantos colaboradores estão à disposição do Município, entre outros.

Vereador solicita informações sobre vistoria e manutenção de pontes
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 202/2022, do vereador Rubens Angioletti. O vereador solicita que o prefeito informe: a data de construção de cada ponte de Itajaí, relatório com as revisões realizadas e manutenção de cada uma e se as pontes contam com placa indicativa do peso suportado. Angioletti questiona ainda, quando a Prefeitura pretende realizar nova vistoria nas pontes e se os problemas detectados nas vistorias realizadas em 2017 foram sanados.