Comissão processante que avalia cassação do prefeito e vice se reúne na próxima semana

Encontro acontece na terça-feira (30), às 9h, no Plenário da Câmara.

#PraTodosVerem: imagem ilustrativa, em primeiro plano, de costas e sentado, o público pque assiste a audiência. Ao fundo, de frente para a imagem, vereadores e autoridades sentados na bancada em formato de semicírculo do Plenário. Foto: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem ilustrativa, em primeiro plano, de costas e sentado, o público pque assiste a audiência. Ao fundo, de frente para a imagem, vereadores e autoridades sentados na bancada em formato de semicírculo do Plenário. Foto: Davi Spuldaro/CVI.
A Comissão Processante nº 1/2023, que analisa o pedido de cassação do prefeito e vice-prefeito de Itajaí por suposto crime de improbidade administrativa, reúne-se na próxima terça-feira (30), às 9h, no Plenário Vereador Arno Cugnier.  A reunião será transmitida pelo Youtube e Facebook da Câmara (@camaraitajai).

Na ocasião, o vereador Douglas Cristino (PDT), relator da comissão, deverá apresentar seu parecer referente a apresentação da defesa prévia dos acusados. Na sequência, a comissão deve deliberar pela aprovação ou rejeição do parecer por maioria de votos.

A denúncia contra o prefeito Volnei Morastoni e o vice-prefeito Marcelo Sodré foi apresentada e aceita pela Câmara no dia 9 de maio. De acordo com o denunciante, o advogado Vilmar Hoepers, quando o prefeito Volnei Morastoni estava em licença saúde, em outubro e novembro de 2022 (num total de 60 dias de afastamento), continuou recebendo salário integral do Município, mesmo com o vice-prefeito no exercício da função. De acordo com a denúncia, como o afastamento foi superior a 15 dias, o prefeito deveria ter se afastado e solicitado o auxílio doença do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A Comissão processante é composta pelos seguintes vereadores Fábio Negão (PL) - representante da minoria; vereador Beto Cunha representante do PSDB; vereador Laudelino Lamim, representante do MDB; vereadora Christiane Stuart, representante do PSC e Douglas Cristino, representante do PDT. O vereador Lamim é o presidente e o vereador Douglas relator da comissão.