Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Anna Carolina Cristofolini Martins

PSDB

Anna Carolina Cristofolini Martins (PSDB) nasceu em Itajaí e foi criada no Bairro São João. Estudou no Colégio Salesiano e se formou em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde também completou a pós-graduação em Gestão de Cidades. Atuou durante anos assessorando juridicamente os principais sindicatos de trabalhadores de Itajaí e região e também na área cível, mediando conflitos familiares e da relação de consumo.

Filha da servidora pública Delma Maria Cristofolini Martins e do advogado João José Martins, Anna Carolina é a primogênita da família de cinco filhos. Seus irmãos são João, Pedro, Carlos e Luiz.

A política sempre fez parte da sua vida. Em 2013, foi eleita vereadora de Itajaí. Assumiu sua cadeira no Legislativo aos 31 anos, sendo a mulher mais jovem a ingressar democraticamente no Parlamento municipal, com 1.346 votos.

Em 2014, foi eleita vice-presidente da Câmara. Ao longo do mandato, destacou-se por sua forte postura combativa e fiscalizatória com várias ações em prol do patrimônio público, do meio ambiente e da mobilidade urbana.  Foi por conta das ações de Anna Carolina que o Legislativo passou a divulgar separadamente o custo do gabinete de cada vereador – medida que contribuiu para inibir os gastos excessivos e desnecessários.

Também são de autoria da vereadora a lei que permite que Itajaí tenha mais de uma empresa no transporte público municipal e a lei que trouxe mais transparência aos gastos do dinheiro público, ao determinar a divulgação dos valores pagos pela prefeitura nas publicidades impressas.

Em 2016, candidatou-se à Prefeitura de Itajaí. Interrompeu um período de 30 anos sem uma candidata mulher para o cargo. Conquistou 37.824 votos, não alcançando a vitória por apenas 0,75% dos votos válidos.

Em 2020, foi empossada deputada estadual na condição de suplente nas eleições de 2018, na qual fez 32.199 votos. Chegou à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) como a primeira mulher filiada ao PSDB a alcançar o Parlamento Estadual. Integrou a maior bancada feminina da história da ALESC. Foi também a 16ª mulher deputada estadual na história de Santa Catarina.

Em apenas 60 dias na Assembleia Legislativa, protocolou 46 proposições e trouxe conquistas importantes para Itajaí, como recursos para a retomada das obras do Complexo Madre Tereza e para o enfrentamento do Coronavírus; e garantiu a retomada das obras de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, no trecho entre Itajaí e Gaspar. Hoje, Anna Carolina figura na Galeria Lilás, que homenageia e eterniza as mulheres deputadas estaduais por Santa Catarina.

Em 2020, pelo PSDB, foi eleita vereadora de Itajaí com 2.504 votos. Foi a segunda vereadora mais votada de Itajaí nesta eleição.

Está determinada a deixar como marca um trabalho voltado à defesa do uso correto sempre dos recursos públicos, à moralidade, transparência e ao combate à corrupção. Buscando solucionar problemas crônicos da cidade, como o abastecimento de água, a saúde e o transporte público. Também irá acompanhar todas as questões que envolvem a possível privatização do Porto de Itajaí e as ações de combate à Covid-19, fiscalizando a aplicação correta dos recursos, a aplicação dos protocolos de segurança da Covid-19 e a vacinação da população. Outra meta é fazer a defesa de políticas públicas e de ações em prol dos direitos das mulheres.

Acesse o banco de imagens da vereadora.

-


Contatos

E-mail: ver.annacarolina@cvi.sc.gov.br
Telefone: (47) 3344-7187
WhatsApp: (47) 9786-5545



Fale com a vereadora

Projetos e Proposituras