Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


[7ª Sessão Ordinária] Aprovado projeto que altera exigências para ingresso em cargos da Câmara

Alterações visam adequar procedimentos às diretrizes do Tribunal de Contas.

#PraTodosVerem: imagem lateral dos vereadores sentados no Plenário da Câmara durante a sessão, com destaque para a Mesa Diretora, da qual o presidente Fernando Pegorini (PL) se pronunica ao microfone. Créditp: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem lateral dos vereadores sentados no Plenário da Câmara durante a sessão, com destaque para a Mesa Diretora, da qual o presidente Fernando Pegorini (PL) se pronunica ao microfone. Créditp: Davi Spuldaro/CVI.
Em única discussão e votação foi aprovado, com 14 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara (2025-2026). O PLC estabelece o nível de escolaridade para cargos comissionados e para o cargo efetivo de assistente de compras do Legislativo Municipal.

O PLC visa adequar os procedimentos do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Câmara às novas diretrizes e rotinas de trabalho estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

Para os cargos comissionados assessor de gabinete da Presidência; chefe de gabinete da Presidência; diretor de atendimento à cidadania; - diretor institucional de TV, comunicação e rádio; diretor institucional de relacionamento e cerimonial e diretor de tecnologia da tnformação, passa a ser exigido o Ensino Médio completo, condicionada a estar cursando nível superior.

Já para os cargos de secretário de Comunicação e Promoção Social, Administração e Finanças e Secretária-Geral, a exigência é de nível superior completo.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.
 
Aprovado projeto que oficializa o funcionamento e atuação da TV Câmara

A Câmara de Vereadores aprovou com 16 votos favoráveis, em única discussão e votação, o Projeto de Resolução nº 2/2025, de autoria da Mesa Diretora (2025-2026). O projeto oficializa o funcionamento e atuação da TV Câmara Itajaí.

A TV Câmara entrou ao ar em 2010 e completou 15 anos de atividades. A oficialização do funcionamento e atuação da emissora solidifica ainda mais o trabalho realizado.

O projeto estabelece as linhas editoriais da TV Câmara e a obrigatoriedade da acessibilidade na programação, entre outros. Além disso, reforça o compromisso da emissora com a divulgação das atividades e os eventos promovidos pelo Poder Legislativo, contribuindo para a transparência das ações desenvolvidas pela Câmara.

Requerimentos

Vereadora solicita melhorias na Rodovia Antônio Heil
Com 14 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 15/2025, da vereadora Liliane Fontenele (PL). A parlamentar solicita ao governador de Santa Catarina e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade as seguintes informações: qual a previsão para a implementação do projeto de iluminação ao longo da Rodovia Antônio Heil (SC-486), especialmente entre a BR 101 e a entrada para os bairros Brilhante e Campeche? Existe projeto de melhorias na sinalização deste trecho? Em caso positivo, a vereadora solicita o envio do cronograma de execução.

Vereador questiona sobre quedas de energia recorrentes em Itajaí
Aprovado com 14 votos favoráveis o Requerimento nº 18/2025 do Vereador Xande Celular (União Brasil) para que a agência regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em Itajaí: quais os motivos para as constantes quedas de energia na região de Itajaí? Existe um plano estratégico para que essas quedas de energia cessem? Neste caso, qual o prazo para execução do plano e qual o prazo para que não haja mais queda de energia no interior de Itajaí?
 
Parlamentar faz questionamentos sobre acessibilidade no Carnaval
Com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 22/2025, do vereador Bruno da Saúde (MDB). O vereador faz uma série de perguntas à Fundação Cultural de Itajaí, entre as quais: a Fundação Cultural dispõe de algum plano de acessibilidade para o Carnaval? Quais ações estão sendo implementadas para garantir os direitos e a autonomia das pessoas com mobilidade reduzida nas áreas públicas? Como estão sendo realizados o mapeamento, manutenção e a construção de novas rampas de acessibilidade em locais que ainda não dispõem dessa infraestrutura? As medidas de acessibilidade para estruturas como transporte, banheiros e comunicação, estão sendo garantidas pela organização? Quais ações estão sendo desenvolvidas em acessibilidade digital para pessoas com deficiência auditiva ou visual?
 
 

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai

 


Projetos e Proposituras