CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ

[5ª Sessão Ordinária] Eleitos vereadores para cargos da Mesa Diretora e entregues homenagens pela Operação Recomeço

Foram definidos ainda, os membros da Comissão de Ética.

#PraTodosVerem: no centro do Plenário, estão posicionaos os representantes da entidades homenageadas. Eles seguram as placas recebidas da Câmara. Além deles, estão de pé os veredores. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
#PraTodosVerem: no centro do Plenário, estão posicionaos os representantes da entidades homenageadas. Eles seguram as placas recebidas da Câmara. Além deles, estão de pé os veredores. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na sessão desta terça-feira (18) a eleição dos vereadores que ocuparão os cargos de 1º e 2º secretários e de membro da Comissão de Ética do Legislativo. O cargo de 1º Secretário ficarou vago após o falecimento do vereador Otto L. Quintino Jr. (PSD), no início de fevereiro.
 
O vereador Calinho Bombeiro (PL), que até então ocupava o cargo de 2º Secretário, renunciou e se candidatou novamente, desta vez ao cargo de 1º Secretário. Não houve concorrentes para esta vaga e o vereador Calinho foi eleito com 16 votos.
 
Na sequência, foi realizada então a eleição para o cargo de 2º Secretário, tendo se candidatado unicamente o vereador Xande Celular (União Brasil), eleito com 16 votos.
 
Em seguida, foi a vez de eleger um dos parlamentares para ocupar a vaga remanscente da Comissão de Ética do Legislativo. O único candidato foi o vereador Adão Bittencourt (PL), aprovado com 16 votos favoráveis. 

Tendo em vista que os partidos de minoria (com apenas um vereador) não indicaram seu representante no tempo regimental, o presidente do Legislativo indicou o vereador Beto Cunha (Republicanos) para esta vaga. Compõem ainda a Comissão de Ética os vereadores indicados por seus partidos Leandro do Nadar (MDB), Hilda Deola (PDT) e Victor Nascimento (PL).
 
Vereador Mamão assume vaga na Câmara
No início da 5ª Sessão Ordinária, o vereador Odivan Linhares Mamão (PSD) fez o juramento na tribuna da Casa e assumiu a cadeira deixada pelo vereador Otto.
-
 
Prefeitura e órgãos públicos são homenageadas pela Operação Recomeço
 
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou durante a sessão desta terça-feira (18) a Moção n°1/2025, proposta pela Mesa Diretora 2025-2026 aos responsáveis pela Operação Recomeço, que visa combater o tráfico de drogas e oferecer alternativas às pessoas em situação de rua.
 
A Moção de Aplauso e Parabenização da Prefeitura Municipal foi entregue ao vice-prefeito Rubens Angioletti, que agradeceu a todos vereadores e os órgãos públicos envolvidos na operação por sua colaboração para o desenvolvimento da cidade. Durante sua fala, o vice-prefeito anunciou que o Município pretende dobrar o valor do convênio que tem firmado com a Polícia Militar, a fim de garantir mais investimentos em segurança, e que a Operação Recomeço seguirá na cidade.
 
A homenagem foi estendida ainda à Polícia Militar, representada pelo Tenente-coronel Ciro, comandante do 1º Batalhão da PM em Itajaí; à Polícia Civil, representada pelo Delegado Regional Márcio Luiz Colatto; à Secretaria Municipal de Segurança Pública, recebida pelo secretário Ettore Stenghele; à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, representada pelo secretário Joao Paulo Kowalski; à Secretaria Municipal de Assistência Social, entregue ao secretário Léo Severino; à Secretaria Municipal de Obras, representada pelo secretário Tarcízio Zanelato; à Defesa Civil e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
 
O presidente da Câmara, vereador Fernando Pegorini (PL), afirmou que a operação tem feito um grande bem para a cidade de Itajaí e que o sucesso da operação se deve a uma grande organização e integração de órgãos municipais e estaduais de diversas áreas, como segurança e assistência social.
 
Requerimentos  
Vereadora pede ampliação de postos de emissão de carteira de identidade em Itajaí
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 14/2025, de autoria da vereadora Liliane Fontenele (PL). A parlamentar solicita ao Governo do Estado de Santa Catarina, a instalação de um novo posto de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional, sugerindo o Balcão de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Itajaí. Além disso, solicita informações sobre o horário e número de atendimento nos postos em atuação.
 
Vereadora faz questionamentos sobre uso do Teatro Municipal
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 12/2025, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). A parlamentar solicita do Município, via Superintendência das Fundações e à Fundação Cultural de Itajaí, as seguintes informações: quais critérios foram utilizados para conceder pauta direta do Teatro Municipal (com dispensa de edital), enquanto artistas locais ainda aguardam edital para definição de datas? Por que a decisão de liberação de pauta não passou pela análise de um membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de um membro da Câmara Setorial de Teatro e Circo, conforme prevê a legislação vigente? Como a Fundação Cultural de Itajaí pretende garantir que os artistas locais tenham o mesmo acesso e oportunidades de se apresentar no Teatro Municipal, sem privilégios indevidos a artistas de fora da cidade? Há outros eventos/datas já liberados pela Fundação Cultural sem edital? Qual a data prevista para a abertura do edital em questão?
 
Vereador faz questionamentos sobre o Bolsa Família em Itajaí
Aprovado com 15 votos favoráveis o Requerimento nº 13/2025, do vereador Bruno da Saúde (MDB), para que o prefeito, via Secretaria Municipal de Assistência Social, responda: qual o número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e qual é o valor do benefício pago por família em Itajaí? Qual é o número de pessoas por família beneficiada e quais são os bairros onde residem estas famílias? Qual é a renda familiar destas famílias e quais os critérios e condições para as famílias participarem deste programa? Quantas crianças de até quatro anos, por bairro, inseridas no Programa não estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino? Quantas famílias perderam o benefício por não terem cumprido os critérios da Lei nº 10.836/2004? Existe um levantamento de famílias em condições de extrema pobreza no Município? Quantas famílias/indivíduos são beneficiados com cartão social no Município?  E se existe um levantamento com o número de crianças matriculadas em unidade escolar que façam parte do núcleo familiar que recebam este benefício, entre outras.
 
 
 
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai