Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Coleta Premiada

I COLETA PREMIADA – Edição Resíduos Eletrônicos

A Câmara de Vereadores de Itajaí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e a RECICLAVALE Cooperativa de Reciclagem promovem em alusão à ao Dia Mundial do Meio Ambiente a “I COLETA PREMIADA – Edição Resíduos Eletrônicos”, uma campanha que pretende promover a sensibilização para a educação a respeito da destinação adequada de resíduo sólidos com foco nos resíduos eletrônicos dentro da comunidade escolar. Serão 19 dias de campanha onde alunos, corpo docente e professores se mobilizarão para arrecadação e entrega dos resíduos no ponto oficial de entrega, e as 5 unidades escolares que arrecadarem maior quantidade em peso de itens serão premiadas com valor em dinheiro destinado às suas respectivas Associações de Pais e Professores.

A campanha dará início ao Programa “Câmara Coleta”, uma iniciativa da Câmara de Vereadores para popularizar a temática dos resíduos entre servidores e comunidade. A partir do mês de junho a Câmara contará com um ponto voluntário de coleta para resíduos eletrônicos, óleo de cozinha e pilhas e baterias, campanhas trimestrais de arrecadação desses itens e ações de educação socioambiental com parceiros.

Do ponto de vista ambiental, um dos elementos mais importantes na infraestrutura das cidades é o saneamento e entre os componentes que o constitui, o manejo dos resíduos sólidos já que está diretamente associado à qualidade ambiental, pelo seu impacto tanto na saúde pública quanto nos ecossistemas. Trata-se de um tema fundamental, que deve ser debatido por todos os municípios com afinco, em especial pelas cidades costeiras como Itajaí, porto pesqueiro de relevância nacional e sede de eventos ligados á cultura oceânica já que inevitavelmente o resíduo descartado de forma incorreta tem como destino final os oceanos e se torna um desafio que transcende os limites geográficos dos municípios, poluindo não apenas regiões do entorno, como outros estados e países.

A coleta seletiva de resíduos sólidos é de responsabilidade do município, mas o descarte seletivo necessita da sensibilidade, participação e senso de responsabilidade dos cidadãos. São os munícipes, em suas residências, que farão o descarte correto de grande parte dos resíduos recicláveis gerados e propiciarão que recebam destinação e tratamento adequados. Por essa razão sensibilizar crianças e adolescentes é tão importante; trata-se de uma forma de alcançar o núcleo familiar, incluindo os adultos que o compõe e a escola é uma grande aliada nesse processo de envolvimento. Ainda proporcionar informação e acesso ao conhecimento sobre resíduos às crianças e adolescentes é a possibilidade de contribuir para o futuro onde jovens e adultos compreendam a importância do tema e a necessidade de sua participação na construção de uma cidade com qualidade ambiental.

Confira o regulamento abaixo:



Projetos e Proposituras