Buscar no portal
Acesso do Cidadão
TV Câmara
Assistir ao vivoNewsletter
Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.
Câmara aprova Lei criando programa de doação de medicamentos no município
Qualquer cidadão que possuir em sua residência medicamentos que não sejam mais utilizados para tratamento, mas que ainda se encontrem dentro do prazo de validade, poderá doá-lo para uso por pessoas necessitadas. Este é o objetivo de projeto de lei do vereador Márcio Antônio Silveira (PMDB), que pretende instituir no município de Itajaí o programa “Doe seu Medicamento”. Através do projeto, a Secretaria Municipal da Saúde se responsabilizaria por recolher o medicamento na casa do doador e repassá-lo ao doente necessitado através de entidades assistenciais cadastradas na Secretaria.
Márcio Silveira lembra que é grande o número de entidades sem fins lucrativos em Itajaí, voltadas ao atendimento de pessoas carentes, idosos e crianças desamparadas, que necessitam de medicamentos diariamente. “Tal carência acaba onerando os cofres públicos com a compra e posterior remessa de medicamentos para essas entidades”, avalia o vereador.
Além disso, muitos são os casos de pacientes que adquirem medicamentos e que registram sobra quando do fim do tratamento. Nestes casos, os medicamentos ficam no fundo das gavetas ou acabam indo para o lixo, quando poderiam estar servindo para auxiliar quem necessita. “Para tal formulamos o presente projeto, propondo que o cidadão itajaiense colabore com a população carente, doando os remédios que estão sobrando e que não serão mais utilizados”, explica.
A proposta prevê que além do cidadão comum, também clínicas e consultórios médicos que recebem amostras grátis de medicamentos das indústrias, laboratórios e distribuidores tornem-se doadores de medicamentos. “A idéia é que a Prefeitura desenvolva campanhas de esclarecimentos e estímulo à doação de medicamentos para o programa”, conclui Márcio Silveira.
O Projeto de Lei que cria o programa “Doe Seu Medicamento” foi aprovado na sessão da câmara de Vereadores desta terça-feira (dia 30). O tema volta para debate em plenário na sessão desta quinta-feira para segunda votação e, se confirmada sua aprovação, deve seguir para sanção pelo prefeito Volnei Morastoni para ganhar força de lei e ser implementado pelo Executivo.