Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


TV Câmara de Itajaí completa 15 anos com perspectiva de canal aberto

Primeira transmissão foi realizada em 2 de fevereiro de 2010

#PraTodosVerem: a foto mostra o apresentador Carlo Antônio, um homem alto e grisalho, atrás da bancada do Jornal da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra o apresentador Carlo Antônio, um homem alto e grisalho, atrás da bancada do Jornal da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Neste domingo, 2 de fevereiro, a TV Câmara de Itajaí completa 15 anos da primeira transmissão. De lá pra cá, o Legislativo investiu em equipamentos tecnológicos para garantir mais qualidade na transmissão das sessões e divulgação do trabalho dos parlamentares e da instituição. De canal fechado em TV por assinatura, o conteúdo produzido pela equipe de reportagem também é disponibilizado na internet, por meio do YouTube, sendo hoje um dos canais legislativos com maior número de inscritos em Santa Catarina. 

O próximo desafio é conquistar a concessão para transmissão em canal aberto, consolidando a TV Câmara como uma ferramenta de comunicação pública à serviço da transparência e cidadania. 

Um pouco desta história será contada na exposição em comemoração ao aniversário de 15 anos da TV Câmara, que será montada no espaço Cultural do Legislativo e tem previsão de abertura em fevereiro. A mostra apresentará o trabalho exibido ao longo dos anos, com destaque para reportagens especiais e programas de entrevista.

 

Do analógico ao digital

No dia 2 de fevereiro de 2010, a TV Câmara transmitiu ao vivo a 1ª Sessão Ordinária do ano, seguida da primeira edição do Jornal da Câmara. Com equipamentos ainda analógicos, a programação na época era sintonizada apenas por meio do canal fechado da TV por assinatura.

O Jornal da Câmara era apresentado pelo jornalista Carlo Antônio Vicente, que atuou como diretor da TV até seu falecimento, em junho de 2020. Além das sessões e do Jornal, a programação ainda contava com o Fala Vereador e o Câmara Aberta, em que o radialista Dario Silva entrevistava personalidades de Itajaí sobre assuntos diversos como política, esporte e cultura.

Com a mudança da Câmara de Vereadores de Itajaí para o prédio na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, em dezembro de 2012, a TV Câmara ganhou melhor estrutura. Inicialmente, a gravação dos programas era feita no Plenário da casa, mas pouco tempo depois passou para um estúdio próprio e mais moderno. A mudança possibilitou a gravação de programas com cenários diferentes.

Em 2015, novos equipamentos foram adquiridos e a TV Câmara começou a operar com qualidade digital, embora a transmissão na TV por assinatura ainda fosse analógica. Com a nova tecnologia foi possível transmitir as sessões ao vivo  no youtube.com/camaraitajai, em formato Full HD. 

O sucesso do canal no YouTube fez com que a Câmara de Itajaí lançasse, em 2024, o site tv.cvi.sc.gov.br. O material foi melhor organizado, para facilitar o acesso e a busca pelos conteúdos, além de divulgar a grade da programação.

Desde o início, o maior desafio era o de conseguir a concessão do canal aberto de televisão. No ano passado, a Câmara de Vereadores de Itajaí foi uma das instituições selecionadas na chamada pública do Programa Brasil Digital, instituído pelo Ministério das Comunicações. Agora, para liberação do canal aberto, será necessária a adequação aos requisitos técnicos e administrativos exigidos no edital. Superada esta etapa, TV Câmara poderá receber a concessão para transmitir a programação em sinal aberto.


--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai

 


Projetos e Proposituras