Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


[22ª Sessão Ordinária] Grupo de Escoteiros Dom Bosco é declarado de utilidade pública

Projeto alia escotismo e evangelização de crianças, adolescentes e jovens.

#PraTodosVerem: a foto mostra os os vereadores reunidos no Plenário, durante a sessão, em volta de uma grande mesa de madeira em formato de meio círculo. Crédito Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os os vereadores reunidos no Plenário, durante a sessão, em volta de uma grande mesa de madeira em formato de meio círculo. Crédito Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e com 12 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2025, de autoria do vereador Fernando Pegorini (PL). O projeto declara de utilidade pública o Grupo de Escoteiros Dom Bosco.
 
O Grupo de Escoteiros Dom Bosco foi fundado em 2020, com a ideia de aliar o escotismo e a evangelização de crianças, adolescentes e jovens à luz da fé católica. Em abril de 2021, começou a receber seus primeiros associados e, em novembro, foi realizada a Cerimônia Oficial de Fundação. O grupo tem a sede dentro da Ação Social Salesiana Parque Dom Bosco, não cobra mensalidades, o lenço ou a roupa dos escoteiros.
 
Com a declaração de utilidade pública, o grupo terá todos os direitos e vantagens previstos na legislação assegurados, como a possibilidade de captação de recursos para aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos.
 
O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.
 
Projeto altera Plano Plurianual
Foi aprovado com 12 votos favoráveis, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 49/2025, de autoria do Executivo Municipal. O PLO faz alterações no Plano Plurianual do Município de Itajaí 2022-2025.
 
Fica acrescentado ao Plano uma ação para pagamento de bolsa de estudos de cursos técnicos de Ensino Médio. Além disso, fica adicionado crédito de R$ 63,1 mil ao orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
Os recursos são provenientes da dotação prevista para a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), que foi recentemente extinta.
 
O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.
 
Requerimentos
 
Vereador faz questionamentos sobre infraestrutura em rua do Cidade Nova
De autoria do vereador Odivan Linhares Mamão (PSD), foi aprovado com 13 votos favoráveis o Requerimento nº 69/2025. O parlamentar solicita à Prefeitura de Itajaí informações sobre a Rua Sidnei Schulze, no Cidade Nova. Entre os questionamentos estão: se a tubulação de drenagem é adequada para o escoamento das águas pluviais e se existe previsão de substituição ou reforma; quais medidas estão sendo tomadas para corrigir os buracos na pavimentação; quais ações estão sendo tomadas para impedir o tráfego de caminhões; e quais as estratégias para melhorar a infraestrutura da via, já que esta será um dos acessos à nova ponte.
 
Vereador pede informações sobre Píer Turístico
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 56/2025, de autoria do vereador Sandro Serpa (PSDB). O parlamentar solicita informações à Superintendência do Porto de Itajaí e à Prefeitura de Itajaí sobre o Píer Turístico Guilherme Asseburg. Entre os questionamentos estão: qual o regime de uso do equipamento? Existe contrato ou concessão vigente? Quais as condições de acesso ao píer pela população e turistas? Quais eventos ou atividades são realizados pelo píer? Existe plano de manutenção, revitalização, ampliação ou melhoria do da infraestrutura?
 
Vereador pede rede de esgoto em rua do Espinheiros
De autoria do vereador Xande Celular (União Brasil), foi aprovado com 11 votos favoráveis o Requerimento nº 77/2025. O parlamentar solicita à Prefeitura de Itajaí e ao Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) sobre a implementação da rede de esgoto na Rua José Gottardi, no Espinheiros. Entre os questionamentos estão: se existe previsão de implementação de rede de esgoto e saneamento básico no local; se já foi iniciado estudos para a obra; e qual a data prevista para finalização da obra.
 
Vereador faz questionamentos sobre benefícios concedidos a clubes e associações
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 85/2025, de autoria do vereador Leandro do Nadar (MDB). O parlamentar questiona quais são os clubes esportivos e/ou sociais e associações que solicitaram, desde o ano de 2014, o benefício previsto na Lei Complementar nº 242/2013. Além disso, o vereador pergunta se houve a contrapartida estabelecida pela lei.
 
Uso da tribuna
 
Edison d’Ávila divulga livro sobre arte sacra da Igreja Matriz
O historiador Edison d’Ávila utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de itajaí para divulgação do livro “Arte Sacra da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí”, de autoria do padre Eder Claudio Celva. A obra é o oitavo volume da coleção do Bicentenário.
 
De acordo com D’ávila, a Igreja Matriz já é um marco que representa o município de Itajaí. Mas que em seu interior está a maior coleção contínua de arte sacra do estado. Suas paredes e teto são repletos de afrescos, pinturas, esculturas e vitrais de grandes artistas nacionais e internacionais.
 

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras