Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


[68ª Sessão Ordinária] Projeto inclui Semana da Educação Financeira no calendário eventos do Município

Iniciativa partiu dos vereadores mirins da Legislatura 2024.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores e os vereadores mirins reunidos em pé, no centro do plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI. #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores e os vereadores mirins reunidos em pé, no centro do plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI.
Foi aprovado com 14 votos favoráveis, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 163/2024, de autoria da Mesa Diretoria. O PLO inclui no calendário de eventos do Município de Itajaí a “Semana Municipal da Educação Financeira”, que deverá acontecer todos os anos, entre 25 e 31 de outubro.
 
A ideia surgiu nos debates da 2ª Legislatura da Câmara Mirim. Os jovens parlamentares de Itajaí demonstraram a preocupação com a temática e a intenção de propor uma ação educativa em prol da comunidade itajaiense. A partir dessas conversas durante as sessões mirins e nos encontros de formação, o grupo propôs, por meio do requerimento nº 29/2024, da Câmara Mirim, que a Câmara de Vereadores de Itajaí deliberasse oficialmente sobre a criação da “Semana Municipal da Educação Financeira”.
 
O período será dedicado à realização de ações educativas para a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro e da relação equilibrada com o dinheiro nas decisões sobre finanças e consumo, como forma de prevenção ao inadimplemento das operações e do superendividamento. As ações devem priorizar a população de crianças e adolescentes em idade escolar.
 
O projeto passará pela segunda votação e, se aprovado novamente, será encaminhado para sanção do prefeito.
 
Uso da Tribuna
 
Vereador mirim defende projeto
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu, durante a 68ª Sessão Ordinária, o presidente da Câmara Mirim, o vereador mirim Luis Gustavo Evaristo Pereira. O adolescente utilizou a tribuna para defender o projeto que institui a “Semana Municipal da Educação Financeira”.
 
Durante o discurso, ele enfatizou a importância da matéria para o futuro dos jovens e das famílias e destacou a necessidade de estar preparado para fazer boas escolhas na área das finanças.
 
Projeto institui calendário de programas da Procuradoria da Mulher
De autoria da Mesa Diretora, foi aprovado com 13 votos favoráveis, em única discussão e votação, o Projeto de Resolução nº 1/2024, que institui os programas “Elas no Legislativo”, “Mulher Segura, Tarefa de Todos” e “Parada Rosa” na Câmara de Vereadores de Itajaí.
 
Os programas propostos pela Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo passam a ter agora um calendário fixo, a fim de que possam ser realizados todos os anos.
 
O programa “Elas no Legislativo”, que visa estimular o interesse de alunas da Rede Municipal por política, deverá acontecer no mês de março. Já o concurso de vídeos “Mulher Segura, Tarefa de Todos”, que tem o objetivo de debater ações de prevenção e combate à violência doméstica, fica agendado para o mês de agosto de cada ano.
 
Além disso, a Parada Rosa, realizada em parceria com diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) de Itajaí será promovida sempre em outubro, em alusão ao Outubro Rosa.
 
O projeto será promulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores.
 
Requerimentos
 
Vereadora busca informações sobre o uso de celular nas escolas
Com 15 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 152/2024, da vereadora Aline Aranha (União).  A vereadora solicita que a Secretaria Municipal de Educação responsa: a Lei Estadual 14.363/ 008, que dispõe sobre a proibição do uso do telefone celular nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina, está sendo aplicada? Os pais têm sido alertados sobre o uso abusivo de celulares pelas crianças e os entraves causados à aprendizagem, fixação do conteúdo escolar e na concentração nas aulas? As crianças recebem esclarecimentos sobre esse assunto?
 
Vereadora faz perguntas sobre o transporte coletivo
O Requerimento nº 156/2024, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB), foi aprovado com 15 votos favoráveis. A parlamentar pergunta ao prefeito se todos os veículos que são utilizados na prestação de serviços do transporte coletivo urbano foram vistoriados pelo Município. Além disso, a vereadora questiona quem é o responsável pela vistoria, com qual frequência acontece e se são exigidos relatórios de manutenção.
 
Vereador faz questionamentos sobre construção de ponte entre os bairros São Judas e Cidade Nova
O vereador Beto Cunha (Republicanos) é o autor do Requerimento nº 157/2024, aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito e à Secretaria Municipal de Obras sobre a obra da ponte sobre o Rio Itajaí-Mirim, que conectará a Rua Adolfo Batschauer, no Bairro São Judas, com as ruas Sidney Schulze e Otto Hoier, no Bairro Cidade Nova. Entre as perguntas estão: está mantido o prazo para conclusão da obra para fevereiro de 2025? Há um cronograma para as etapas da obra de construção ponte? Em qual etapa se encontra a obra? Qual valor total foi gasto até o presente momento? Qual valor ainda será necessário para a conclusão da obra?
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
 
 


Projetos e Proposituras