Câmara participa de audiência pública sobre concessão do Porto de Itajaí

Vereadores atuam para garantir segurança aos trabalhadores do Porto, hoje municipal.

#PraTodosVerem: imagem do presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner (PSC), de pé se pronunciando durante a audiência, em frente a uma TV que transmite a audiência. #PraTodosVerem: imagem do presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner (PSC), de pé se pronunciando durante a audiência, em frente a uma TV que transmite a audiência.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou nesta quinta-feira (7) uma audiência pública on-line para a discutir a concessão do Porto de Itajaí. O presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner (PSC) e o vereador Beto Cunha (PSDB) participaram da reunião para defender seus posicionamentos diante das demandas da cidade.

O lançamento do edital de concessão está previsto para setembro deste ano e Itajaí ainda age na tentativa de manter a autoridade portuária sob domínio do Município.

O vereador Marcelo Werner se pronunciou durante a audiência e defendeu que o contrato de concessão, caso efetivado, seja feito com garantias aos trabalhadores portuários, evitando perdas salariais e fechamento de postos de trabalhos, entre outros. Werner defendeu ainda, que as áreas pertencentes à União e não afetas às operações portuárias, como a que fica ao lado Centreventos, sigam em posse do Município, dado seu valor econômico, social e cultural para a comunidade.

Já o vereador Beto Cunha (PSDB) afirmou entender que a proprosta de concessão apresentada pelo Governo Federal atende aos interesses do mercado e que poderá trazer benefícios para Itajaí. No entanto, defendeu a necessidade de uma transição entre as concessionárias do Porto, para evitar prejuízos ao setor; a inclusão no edital de concessão da dragagem e aumento do calado para ampliação das atividades portuárias; da garantia de uma movimentação mínima pelo concessionário, assim como da segurança para os trabalhadores portuários avulsos.

A audiência pública, que se estendeu até o início da noite de ontem, será retomada na próxima quarta-feira (13), também de forma on-line, para apresentação de novas informações e discussões.

Foto disponível para download no final do texto
Crédito: Davi Spuldaro/CVI