Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Balcão da Cidadania

                                                

Instituído pela Lei Complementar 149/2009 e em funcionamento desde o mesmo ano, o Balcão da Cidadania se tornou referência no atendimento direto ao cidadão que procura serviços que possibilitam o exercício de seus direitos individuais e civis. O Balcão da Cidadania está localizado no andar térreo da Câmara. O atendimento é feito mediante distribuição de senha, das 8h às 19h, sem fechar para o almoço.
 
Atualmente os serviços oferecidos pelo Balcão da Cidadania são:
 
Pedidos de segunda via de certidões
O Balcão da Cidadania solicita certidões de nascimento, casamento e óbito de cartórios de fora da cidade e de outros estados. O requerente deverá identificar qual cartório e o local de registro e apresentar documentos de identificação (identidade e CPF), endereço e telefone de contato. Caso não tenha os documentos, poderá apresentar um boletim de ocorrência.

Para retirada dos documentos no Balcão da Cidadania será necessário apresentar um dos seguintes documentos originais: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, ou BO atualizado. Não serão aceitas fotocópias ou fotos em celular. Terceiros só poderão pegar o documento se estiverem com o protocolo de retirada, além de um dos documentos de identificação.
 
Central de Documentos Perdidos
O Balcão da Cidadania recebe os documentos encontrados e alimenta o Sistema de Documentos Perdidos. Qualquer cidadão pode verificar se seus documentos foram encontrados no www.cvi.sc.gov.br. Para retirar os documentos, é necessária a apresentação de um documento de identificação e do Boletim de Ocorrência.

Lista de documentos disponíveis

Cadastre seu documento perdido
 
Orientação Jurídica
O Balcão da Cidadania possui consultores jurídicos para orientar o cidadão sobre seus direitos e indicar os locais que deve procurar para solucionar os seus problemas.
 
Confecção de Currículo
O Balcão da Cidadania auxilia a confecção de currículos para quem está procurando emprego. Para atendimento, é necessária a apresentação da carteira de trabalho.
        
Acesso Cidadão
O Balcão da Cidadania disponibiliza um computador com acesso à internet para elaboração de currículo, consulta de e-mails e serviços de órgãos públicos. Para usar o computador, o cidadão precisa ser atendido antes nos guichês para ter o acesso liberado.
 
Balcão de Empregos
Por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda, o Balcão da Cidadania divulga as vagas do Balcão de Empregos em um mural e faz o encaminhamento para as vagas ofertadas.
Consulte as vagas

Entre em contato com o Balcão da Cidadania:
E-mail: cidadania@cvi.sc.gov.br
Telefone: (47) 3344-7137
 


Projetos e Proposituras