Câmara comemora 162 anos de Itajaí com entrega de homenagens

Evento concedeu títulos honoríficos a pessoas com relevante contribuição para a cidade.

#PraTodosVerem: imagem aberta do plenário da Casa com os vereadores de pé atrás de uma bancada em formato de semicírculo. A frente dos vereadores estão os 16 homenageados, de pé, durante a execução do Hino Nacional. Ao fundo na parede, um telão de cada lado transmite a sessão. #PraTodosVerem: imagem aberta do plenário da Casa com os vereadores de pé atrás de uma bancada em formato de semicírculo. A frente dos vereadores estão os 16 homenageados, de pé, durante a execução do Hino Nacional. Ao fundo na parede, um telão de cada lado transmite a sessão.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta terça-feira (14) a sessão solene em comemoração aos 162 anos de Itajaí. Na ocasião, a Câmara entregou títulos a 16 personalidades que, por meio de seu trabalho e ativismo, contribuem para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas, como a educação, saúde e política, entre outras.

Os vereadores indicaram homenageados de acordo com os títulos honoríficos oferecidos pelo Legislativo Municipal. O Prêmio de Educação Professora Onadir da Silva Tedéo foi entregue às professoras Angelita Aparecida Vieira (indicada pelo vereador Vanderley Dalmolin – MDB) e à Cosette de Noronha Canziani (vereador Bruno da Saúde – MDB).

O Prêmio de Mídia Radialista Irene Boemer foi entregue ao jornalista Álvaro Castro (Fábio Negão – PL) e ao comunicador José Carlos Francelino (vereador Osmar Teixeira – SD). Na área da Saúde, recebeu o Prêmio Dr. Silvino Eing o servidor público da vigilância epidemiológica Lucio Pereira Vieira (vereador Otto L. Quintino Jr.- Republicanos).

Já o prêmio de Cidadão e Cidadã Itajaiense, destinado a pessoas não nascidas em Itajaí, foi entregue ao jornalista Jânio Flávio de Oliveira (vereador Marcelo Werner – PSC); ao empresário Jose Joventino dos Santos (vereador Dedé – União Brasil); ao ex-vereador Osvaldo Gern (vereador Paulinho Amândio – PDT); ao advogado Rodrigo Fernandes (vereador Beto Cunha – PSDB); ao reitor da Univali Valdir Cechinel Filho (vereador Rubens Angioletti); ao governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva (vereador Thiago Morastoni – MDB) e à professora Verônica Roncelli (vereadora Christiane Stuart – PSC).

Já o prêmio de Cidadã e Cidadão Benemérito, para nascidos em Itajaí, foi entregue ao pastor Domingos Rostirola Jr. (vereador Adriano Klawa); à ativista dos direitos da população negra Maria da Conceição Pereira (vereadora Anna Carolina – PSDB); ao maestro e jornalista Romeo Nogueira Dos Santos (vereador Maurílio Moraes – PP) e ao músico e professor Arnou de Melo (vereadora Hilda Deola – PDT).

Rodrigo Fernandes falou em nome de todos os homenageados e destacou a relevância de cada um para o município. Já o prefeito Volnei Morastoni, falou da evolução de Itajaí como uma cidade de referência em toda região, com destaque nacional em atividades como as portuárias e náuticas, que movimentam a economia. O vereador e vice-presidente da Câmara, Rubens Angioletti, parabenizou a população e alertou para a necessidade dos cuidados com o meio ambiente, em especial com o Rio Itajaí-Açu, essencial para toda população e o futuro da cidade.

O governador Carlos Moisés falou da preocupação do Estado com a transparência e a efetividade da gestão, assim como das parcerias do Governo Estadual com Itajaí e região, como os investimentos anunciados recentemente no Hospital Marieta, Univali e na realização da regata Ocean Race. Já o presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC) enalteceu o povo itajaiense de todos os bairros e localidades, os homenageados e a contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Além dos vereadores e autoridades já citadas, o evento contou com a presença do juiz diretor do Foro da Comarca de Itajaí, Stephan Klaus Radloff. A noite também teve apresentação do Coral da Câmara, formado por servidores, vereadores e membros da Comunidade, sob a regência do maestro Paulo Roberto Domingos.

Imagens disponíveis na Galeria de fotos.